sábado, 16 de fevereiro de 2008

Previsão - 21/02/2008



NOTÍCIA: BBCBRASIL
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/02/080220_indonesiaterremoto_pu.shtml


20 de fevereiro, 2008 - 10h56 GMT (08h56 Brasília)

Forte Terremoto de 7,5 graus atinge Indonésia


Em 2004, terremoto com epicentro em Simeulue gerou tsunami

Um terremoto de 7,5 graus na escala Richter atingiu a Indonésia na terça-feira, segundo o órgão de pesquisas geológicas americano US Geological Survey.

O tremor, a uma profundidade de 35 km, teve seu epicentro na ilha de Simeulue, a 310 km da província de Aceh, na ilha de Sumatra, atingida em 2004 por um tsunami que matou 130 mil pessoas.

Moradores na capital Banda Aceh disseram que o fenômeno, que teve início às 15:08 locais (6:08 em Brasília), durou cerca de um minuto e parou quando muitas pessoas ainda estavam deixando suas casas.

A Indonésia está situada em uma das áreas de maior atividade sísmica do planeta.

Em 26 de dezembro de 2004, um terremoto de 9,0 graus com epicentro próximo a Simeulue gerou o tsunami asiático que se espalhou por milhares de quilômetros ao longo do Oceano Índico.

Três meses depois, um terremoto de 8,7 graus deixou mil mortos em Simeulue e na vizinha ilha de Nias.
.....................................................................................................................................

NOTÍCIA: FOLHA ON LINE
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u374122.shtml

20/02/2008 - 09h14

Terremoto de 7,5 graus mata ao menos três na Indonésia


Um tremor de 7,5 graus na escala Richter atingiu o oeste da Indonésia nesta quarta-feira, matando ao menos três pessoas e ferindo outras 25. Anteriormente, autoridades locais haviam informado que a magnitude do terremoto havia sido de 7,6 graus.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que vigia a atividade sísmica no mundo todo, o terremoto ocorreu às 05h08 (no horário de Brasília), e teve seu epicentro a 330 km a de Banda Aceh, capital da Província de Aceh, e a 35 km de profundidade.

De acordo com o centro, o terremoto atingiu também a ilha de Simeulue na costa oeste de Sumatra --a região mais atingida pelo tsunami [onda gigante] de 2004.

Na ocasião, um tremor de 9 graus na escala Richter matou mais de 230 mil pessoas em vários países -- a maior parte na ilha de Sumatra, na Indonésia. Três meses depois, outro terremoto de 8,7 graus matou mais mil pessoas nas ilhas de Nias e Simeulue.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico divulgou hoje um alerta de tsunami para áreas costeiras próximas do epicentro, mas o aviso foi cancelado logo depois.

Segundo Rustam Pakaya, chefe do Ministério indonésio da Saúde, muitos edifícios de Simeulue foram danificados e três pessoas morreram, além das 25 que ficaram feridas.

O tremor foi sentido nas áreas oeste e norte de Sumatra, onde uma multidão saiu correndo de prédios residenciais comerciais e tomou as ruas, em pânico. "Tudo começou a tremer e, em menos de um minuto, eu estava correndo ao lado de outras pessoas. Eu ouvi muitos gritando, em pânico", disse Ahmad Yushadi, morador da Província de Aceh, no norte da ilha.

Simeulue abriga cerca de 75 mil moradores, mas a maior parte vive em casas simples, que não costumam ser causa de grandes danos ou vítimas caso desabem quando há terremotos.

Grande parte dos prédios de dois andares da região desabaram em terremotos nos anos 2004 e 2005 e continuam inutilizados.

A Indonésia, o maior arquipélago do mundo, com população de 235 milhões, é alvo freqüente de abalos sísmicos devido à sua localização, no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, um anel de vulcões e falhas geológicas.
.....................................................................................

NOTÍCIA: FOLHA ONLINE
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u374841.shtml


22/02/2008 - 04h53

Chuva e deslizamentos de terra deixam 11 mortos na Indonésia


da Efe, em Jacarta

Ao menos 11 pessoas morreram e mais de 3.500 ficaram desabrigadas por causa das fortes chuvas que atingem há uma semana o sudeste da Indonésia e pelos deslizamentos de terra na região central do país.

Nove mortes foram registradas na província de Nusa Tenggara Oriental e outras duas em Java Central, informou hoje o Ministério da Saúde do país.

Ondas de até três metros de altura afetaram quase todas as ilhas de Nusa Tenggara Oriental, quase 1.500 km ao sudeste da capital Jacarta. No local, ventos com força de furacão dificultam a chegada de ajuda de emergência aos desabrigados, que esperam nos refúgios no interior.

As autoridades informam que o combustível para eletricidade está cada vez mais escasso na região.

As enchentes e deslizamentos de terras são comuns na Indonésia durante a temporada de chuvas, que começa em outubro e termina no final de março.
.....................................................................................

NOTÍCIA: G1 GLOBO
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL307886-5603,00-ECLIPSE+LUNAR+FOI+OBSERVADO+DE+DIVERSOS+PONTOS+DO+PAIS+VEJA+FOTOS.html


21/02/2008 - 07h45 - Atualizado em 21/02/2008 - 18h00

Eclipse lunar foi observado de diversos pontos do país; veja fotos
Satélite foi totalmente coberto pela sombra da Terra às 00h01.
No Rio de Janeiro, nuvens esconderam o fenômeno.
Do G1, em São Paulo entre em contato

Os brasileiros (e o mundo) tiveram a oportunidade na noite desta quarta para quinta-feira de observar o primeiro eclipse lunar do ano. Às 3h17, a Lua terminou sua travessia pela sombra projetada pela Terra e voltou a brilhar com toda a intensidade, marcando o fim do evento celeste. O ápice do fenômeno aconteceu entre 0h01 e 0h51, quando o satélite natural ganhou uma cor avermelhada -- fruto dos raios luminosos do Sol que passam de raspão pela atmosfera terrestre, são desviados e conseguem iluminar suavemente a superfície lunar.


Montagem mostra várias fases do eclipse lunar (Foto: AFP)


Embora o término "oficial" tenha sido às 3h17, o evento deixou de ser notado nos céus a partir das 2h09, quando a parte mais intensa da sombra projetada pela Terra (chamada de umbra) deixou de atingir a Lua.

O evento pôde ser observado de todo o território nacional -- ou, pelo menos, nas regiões em que as nuvens não atrapalharam.


No Rio de Janeiro, o tempo nublado ofuscou a festa preparada pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), em São Cristóvão, na Zona Norte da cidade. Ainda assim, os cerca de 200 visitantes não perderam a animação e aproveitaram para acompanhar palestras, exibição de vídeos, show de música e a observação de estrelas e planetas através do telescópio.


Em São Paulo, a chuva forte que caiu na cidade no início da noite deu uma trégua para que os paulistanos pudessem conferir o fenômeno. Por volta das 23h o céu abriu e o eclipse foi visível em boa parte da cidade.

.....................................................................................


NOTÍCIA: FOLHA ONLINE
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u374622.shtml

21/02/2008 - Quinta

Terremoto de 6 graus atinge o Estado americano de Nevada



Um tremor de 6 graus na escala Richter atingiu a cidade de Wells, no nordeste de Nevada, nesta quinta-feira, assustando moradores e derrubando um prédio, de acordo com informações do Instituto Geológico de Vigilância dos EUA (USGS, na sigla em inglês).

Anteriormente, havia sido divulgado que a magnitude do tremor teria sido de 6,3 graus.

Arte Folha Online

Não houve relato imediato de vítimas ou feridos, mas um prédio desabou e os funcionários de uma garagem de caminhões tiveram de ser retirados às pressas devido a vazamento de gás.

O tremor ocorreu às 6h16 (11h16 de Brasília), com uma profundidade de 10 quilômetros, de acordo com o Instituto Geológico de Vigilância dos EUA (USGS, na sigla em inglês).

Seu epicentro se localizou 18 km ao sudeste de Wells, em Nevada, cidade de 1.300 habitantes que fica 614 km ao norte de Las Vegas e 290 km a oeste de Salt Lake City.

Segundo o sub-xerife do Condado de Elko (Nevada), Rocky Gonzalez, um edifício desabou e uma garagem de caminhões da companhia Flying J teve que ser esvaziada devido a vazamento de gás propano.

O terremoto foi sentido em toda a região leste de Nevada, em Utah e na Carolina do Norte.

Em Twin Falls (Idaho), moradores também relataram ter sentido o forte tremor.

Wells é uma cidade de 1.300 habitantes que fica 614 km ao norte de Las Vegas e 290 km a oeste de Salt Lake City.

"O tremor durou 15 segundos", disse Susan Shaw, que vive na região, à Reuters. "Eu moro a 32 km de Wells, e minha casa tremeu inteira. Foi assustador, mas não houve danos".

Não houve relato imediato de danos na principal cidade próxima, Salt Lake City (Utah).

...............................................................................................................................

NOTÍCIA: FOLHA ONLINE
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u374945.shtml

21/02/2008 - Quinta

Chuva provoca estragos em ao menos 11 cidades de São Paulo

Balanço da Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgado nesta sexta-feira aponta que a chuva de ontem provocou estragos em ao menos 11 cidades, principalmente as localizadas no ABC, região noroeste do Estado e na zona sul da cidade de São Paulo. Oficialmente, não há um número exato de pessoas desabrigadas ou desalojadas.

Segundo a Somar Meteorologia, a cidade mais atingida foi Mauá (Grande São Paulo), local onde choveu 125,7 mm. Na cidade de São Paulo, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o mirante de Santana (zona norte) registrou 45,6 mm de chuva.

A Defesa Civil de São Bernardo do Campo informou que a pista no sentido São Paulo da via Anchieta ficou interditada devido ao transbordamento do córrego ribeirão dos Couros, que também inundou casas, prédios e veículos, principalmente na Vila Vivaldi. Na manhã desta sexta-feira o tráfego na rodovia é normal.

O transbordamento do ribeirão dos Couros, rio Tamanduateí, ribeirão dos Meninos e Taboão, inundou ruas e avenidas de Santo André, São Caetano do Sul e Mauá. Carros, casas, prédios comerciais e públicos ficaram debaixo da água. De acordo com a Prefeitura de Mauá, as localidades mais atingidas foram Parque Nova Esperança, Jardim Maringá e Jardim Paulimar.

Em São Caetano do Sul, a força das águas chegou a arrastar um pequeno caminhão, que ficou pendurado num muro localizado próximo a esquina da avenida Guido Aliberti, com a estrada das Lágrimas.

Na cidade de Diadema, o excesso de chuva causou problemas no escoamento das águas.

São Paulo

Durante a tarde de quinta (21), a cidade de São Paulo registrou ao menos 50 pontos de alagamentos e cinco transbordamentos de córregos --entre eles Ipiranga, Moinho Velho, na zona sul, e o rio Tamanduateí, na região central.

Durante a noite, a cidade ficou em estado de atenção --com exceção da zona norte-- para o risco de alagamentos. A escala usada pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da prefeitura é de observação, atenção, alerta e alerta máximo.

A região mais afetada foi a da zona sul, principalmente os bairros Jabaquara e Sacomã e imediações da represa Guarapiranga.

Além da inundação de vias e da linha da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), a chuva também provocou a queda de parte do muro da cabeceira da pista do aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo. A parede fica na avenida dos Bandeirantes, próximo à entrada do viaduto João Julião da Costa Aguiar.

Segundo a Defesa Civil do município, equipes da prefeitura estão fazendo a remoção do entulho e limpando as áreas afetadas.

CPTM

Uma composição da CPTM ficou presa devido a uma inundação na linha D --Luz-Rio Grande da Serra-- desde às 21h de ontem. O trem estava na superfície entre as estações Ipiranga e Tamanduateí, na altura da avenida Presidente Wilson, no bairro do Ipiranga e provocou interdição nos dois sentidos. A água chegou a atingir um metro de altura nas vias.

Cerca de mil passageiros de um composição da CPTM ficaram ilhados na zona sul de São Paulo e tiveram de ser resgatados pelo Corpo de Bombeiros.

Depois da remoção e da volta da circulação no trecho, os cerca de 20 mil usuários que estavam nas estações da linha D embarcaram. Nesta sexta-feira, a linha funciona normalmente segundo a companhia.

Interior

Em Marília (435 km de São Paulo), uma chuva de cerca de duas horas provocou alagamentos, queda de árvores e desabamento de muro. Os pontos mais atingidos pelos alagamentos foram os bairros Nacional, Jardim Santa Clara, Jardim Bandeirantes, Jardim Marília, Jardim Marajó, Alimentação I e Salgado Filho. Além do excesso de água da chuva, segundo a Defesa Civil municipal, houve problema na rede que realiza o escoamento da água.

Um muro localizado no número 72 da rua Aimorés, no bairro Salgado Filho, caiu e destruiu parte de uma casa.

Na região de São José do Rio Preto (438 km a noroeste de São Paulo), foram atingidas as cidades de Tanabi e Catanduva, além de São José do Rio Preto. A chuva em Tanabi inundou ruas, avenidas e deixou carros submersos.

Na cidade de São José do Rio Preto, o rio Preto transbordou e inundou casas e prédios localizados na avenida Murchid Honsi e em ruas próximas. Os bairros mais afetados foram o Jardim Mansur e região central.

A força da chuva que atingiu Catanduva ontem danificou casas e prédios comerciais dos bairros Jardim Bela Vista, Jardim Brasil e Jardim do Bosque, além do centro. O mercado municipal, o terminal urbano de ônibus e até o prédio da prefeitura também foram atingidos. O prefeito Afonso Macchione Neto decretou estado de calamidade pública na cidade.

Em Mogi das Cruzes, os rios Negro, Tietê, Jundiaí e Ipiranga transbordaram. A chuva atingiu diversos bairros e 18 pessoas que moravam em casas do bairro Rodeio tiveram de ser removidas para o prédio do Exército localizado na cidade. A estrada da Pedreira, que liga a cidade de Mogi das Cruzes à via Dutra, registrou uma queda de barreira e foi interditada parcialmente na manhã desta sexta-feira para remoção de terra.

Desalojados

Dados fornecidos pela Defesa Civil do Estado apontam que podem existir ao menos 83 pessoas desalojadas e outras 81 desabrigadas devido a chuva. O órgão ligado ao governo estadual não contabiliza o total de pessoas desabrigadas ou desalojadas especificamente devido a chuva de quinta-feira e hoje.

A justificativa é que está em curso a Operação Verão, conduzida pela Defesa Civil de São Paulo desde o dia 1º de dezembro e que tem previsão de terminar em 31 de março. Durante a Operação Verão o órgão desenvolve planos preventivos em relação para evitar ocorrências ligadas às chuvas. São realizados, segundo a Defesa Civil do Estado, preparo, estruturação e treinamento de equipes municipais e comunidades, monitoramento meteorológico e pluviométrico, emissão de boletins Meteorológicos e de alertas.

O boletim divulgado na manhã de ontem contabilizava 14.415 desalojados no Estado e outros 1.813 desabrigados. Hoje são contabilizados 14.332 desalojados e 1.894 desabrigados.
.....................................................................................
NOTÍCIA: O ESTADO DE S.PAULO
http://www.estadao.com.br/internacional/not_int130384,0.htm


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008, 19:05

Terremoto de 7,3 graus atinge Sumatra e espalha pânico

Forte tremor foi registrado na porção oeste da ilha indonésia; não há informações sobre danos e feridos

Reuters

JACARTA - Um poderoso terremoto atingiu a costa oeste da ilha de Sumatra, na Indonésia, nesta segunda-feira, 25, espalhando pânico e um breve alerta de tsunami. Até o momento não há informações sobre danos e feridos.

De acordo com o Instituto Geológico dos Estados Unidos, o terremoto - que também foi sentido em Cingapura - é de magnitude 7,3 e foi registrado a 35 quilômetros de profundidade.

Já de acordo com a agência indonésia de meteorologia, o tremor teria ocorrido a 10 quilômetros de profundidade.

"As pessoas entraram em pânico, mas não houve grandes movimentos de terra na superfície, embora tenha havido um alerta de tsunami", disse um policial na cidade de Begkulu. No momento em que deu a entrevista para a Reuters, no entanto, ele ainda não tinha contactado a cidade de Muko-Muko, mais próxima ao epicentro.

Além do tremor original, que foi registrado a 300 quilômetros de Bengkulu e a 160 quilômetros a sudoeste de Padang, duas grandes réplicas foram registradas - uma de 6,7 e a outra de 6,9 graus na escala Ritcher.

De acordo com o Centro de Monitoramento de Tsunami do Pacífico, não há riscos de tsunamis com grande poder destrutivo, embora possa haver pequenos maremotos em pontos isolados.

......................................................................................
NOTÍCIA: O ESTADO DE S.PAULO
http://txt.estado.com.br/editorias/2008/02/19/cid-1.93.3.20080219.16.1.xml

Terça-feira, 19 fevereiro de 2008

Tornado de 150 km/h destrói casas

Em comunidade rural de Lageado, em Tubarão (SC), dez residências foram destelhadas e moradora ficou ferida

Marco Britto e Liège Albuquerque

Tornado com ventos de aproximadamente 150 quilômetros por hora deixou duas casas destruídas e mais dez destelhadas na tarde de anteontem na comunidade rural de Lageado, a 10 km do centro de Tubarão, no litoral sul de Santa Catarina. De acordo com a Defesa Civil do Estado, o fenômeno durou cerca de 20 minutos. Duas famílias estão desalojadas e uma pessoa foi ferida sem gravidade.

A manicure Eluísa de Borba, de 26 anos, estava na rua às 18 horas de anteontem observando junto a outros moradores a passagem do tornado quando foi chamada pela filha Érica, de 6 anos, e voltou para dentro de casa. Enquanto fazia companhia para a menina, o vendaval arrancou uma porta da residência, que acertou uma perna de Eluísa.

Após ser hospitalizada, foram diagnosticados apenas ferimentos leves, e a manicure teve a perna enfaixada. “Mudei a mobília de lugar essa semana ainda. Se o sofá estivesse no lugar de antes, a porta teria atingido a minha filha”, disse. Eluísa está na casa de vizinhos porque a sua residência foi considerada em situação de risco.

O capitão Emerson Emerim, da Defesa Civil, esteve na comunidade rural de Lageado. Segundo ele, o fato de se tratar de uma área aberta, dedicada ao cultivo de arroz, evitou maiores estragos. O tornado atingiu uma área de 30 quilômetros quadrados. Foi descartada a hipótese de decretar situação de emergência.

Esse foi o primeiro registro de tornado na região. De acordo com a Defesa Civil, fenômenos como esse ocorrem ao menos duas vezes por ano em Santa Catarina. Há cerca de um ano, outro tornado atingiu a cidade de Campos Novos. De maior intensidade, o fenômeno pôs abaixo um ginásio em que aproximadamente 90 pessoas participavam de uma confraternização. Não houve mortos.

CRATERA

As chuvas fortes nos últimos dias criou uma cratera de mais de 50 metros de profundidade num trecho na altura do quilômetro 510 da Transamazônica (BR-230). O trecho da estrada sem asfalto é a única via de acesso terrestre a três municípios do sul do Amazonas - Humaitá, Apuí e Novo Aripuanã - e um paraense - Jacareacanga.

De acordo com a assessoria da prefeitura de Apuí, a cidade está isolada. Um aviso sobre o buraco foi enviado ao Departamento Nacional de Infra-Estrutura em Transportes (Dnit), que encaminhará hoje equipe de Brasília ao local para providenciar o reparo.


......................................................................................
NOTÍCIA: JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/opovo/ceara/766727.html

SOBRAL E ALCÂNTARAS
Mais um abalo sísmico na Região Norte é registrado

19/02/2008 00:13

Rita Célia Faheina
da Redação

Equipe da UFRN está em Sobral para visitar as regiões atingidas por abalos sísmicos. Tremores foram sentidos ontem em Sobral e Alcântaras

Casas no município de Alcântaras ficaram com rachaduras após o abalo sísmico do último sábado(Foto: DÁRIO GABRIEL)


Antes de começarem as aulas do período da tarde na Escola José Inácio Gomes Parente, ontem, no distrito de Jordão, em Sobral, Zona Norte do Estado, crianças e professores tomaram um susto: um leve abalo fez lembrar o tremor de terra que ocorreu na noite do último sábado atingindo vários municípios do Norte cearense e do Sertão dos Inhamuns. Foi por volta das 13 horas que ocorreu o abalo de ontem, mais de pouca intensidade segundo a comunidade escolar. O mesmo foi sentido por moradores de Alcântaras onde, no sábado, o abalo sísmico atingiu a magnitude de 3,5 graus na escala Richter. Hoje, uma equipe do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que faz a monitoria da Região Nordeste, avalia o fenômeno em Sobral, Alcântaras e Coreaú.

"O tremor de hoje (ontem) foi muito rápido e não deu para causar pânico entre os moradores como na noite de sábado passado. Estão sendo dadas aulas normais na escola", disse ontem ao O POVO, a professora Dilma Monte, 40, da Escola José Inácio Gomes Parente, no distrito de Jordão. Segundo ela, os recentes abalos sísmico estão assustando a população de cerca de seis mil habitantes da Serra do Rosário onde fica Jordão. No Sítio Jardim, lembra Diva, o fenômeno causou a abertura de uma cratera. Também foi atingida a localidade de São Francisco, na Serra do Rosário.

Com medo de que aconteçam novos tremores de terra, muitas pessoas estão se recusando a dormir em casa. Para acalmá-las e também atender àqueles que têm suas casas com paredes rachadas, o major Francisco das Chagas Brandão Melo, chefe do Laboratório de Sismologia da Defesa Civil do Estado, disse ontem que serão armadas barracas de lonas para servirem de abrigos. Ele vai acompanhar a equipe do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte durante um levantamento que fará hoje em Sobral, Alcântaras e Coreaú. "Faremos também um trabalho de conscientização com a presença de assistentes sociais para tranqüilizar as pessoas", completa o major Brandão.

Em Alcântaras, a 356 quilômetros de Fortaleza, outro abalo de pequena intensidade também ocorreu ontem, no início da tarde, segundo os moradores. "Deu fraco, não foi como na noite de sábado passado. Por aqui está tremendo de vez em quando e as pessoas vivem apavoradas", disse o secretário escolar Luis Carlos Gomes. Ele trabalha na Escola Estadual Francisco Monte onde as aulas estão sendo ministradas normalmente.

Inhamuns
Nas cidades de Catarina e Arneiroz, no Sertão dos Inhamuns, os moradores também sentiram o abalo sísmico do último sábado. "Aqui (Arneiroz) foi mais fraco do que no distrito de São Gonçalo, em Catarina", informou o funcionário do Hospital José Nei Leal Petrola, Francisco Paes Félix. O abalo sísmico ocorrido na cidade de Catarina é confirmado também pela moradora Elizângela Alves. Em Arneiroz, os que moram na região de Chatinho, periferia da cidade, foram os que mais sentiram o tremor de terra.

"Em Jericoacoara também sentimos o tremor de terra. Não ouvi nenhum estrondo, mas o barulho das telhas tremendo e a cama também", disse Carlos da Silva, que mora em Jijoca de Jericoacoara e enviou um e-mail ao O POVO. Ele informou ainda que vários de seus amigos confirmaram o abalo no último sábado. "O ultimo tremor sentido aqui em Jericoacoara foi no fim de 2006", completou.


SAIBA MAIS
O abalo sísmico que aconteceu no sábado passado, em torno das 23 horas, atingiu as cidades cearenses de Alcântaras, Camocim, Cariré, Coreaú, Granja, Forquilha, Guaraciaba do Norte, Jijoca de Jericoacoara, Jordão, Massapê, Meruoca, Morrinhos, Mucambo, Santa Quitéria, São Benedito, Sobral, Tianguá e Ubajara. Também foram atingidos municípios do Piauí.

Moradores do município de Sobral, a 230 quilômetros de Fortaleza, já tinham sentido outros abalos sísmicos em janeiro passado. O mais forte atingiu a magnitude de 2,5 graus na escala Richter, segundo o Laboratório de Sismologia da Defesa Civil do Estado.

Embora haja notícias de tremores de terra em várias cidades da Zona Norte, a Defesa Civil considera oficialmente três municípios atingidos: Alcântaras, Jordão e Sobral. O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que monitora o Nordeste, o abalo foi registrado em Alcântaras, às 22h59min, com duração de 30 segundos.

De acordo com os sismólogos, os tremores de terra são resultados da acomodação de camadas internas da crosta terrestre. Quando essa acomodação acontece, são emitidas vibrações para a terra, produzindo abalos. Essa acomodação acontece após o movimento das placas tectônicas. O Brasil está no centro de uma placa, a sul-americana, e sofre reflexos desses movimentos.

O maior tremor de terra já ocorrido no Estado foi registrado em novembro de 1980, em Pacajus, com 5,2 na Escala Richter. Em junho de 2006, houve um tremor em Jordão, distrito de Sobral, com magnitude de 2,5 graus na escala Richter, e em Cascavel, foram registrados abalos de 2,2 graus na mesma escala.

Em outubro de 2006, houve pânico na cidade de Ibicuitinga após um abalos sísmico de 2,6 graus na escala Richter. Casas ficaram com paredes rachadas. Em julho do ano passado, foi a vez de Jaguaribara onde foi registrado um tremor de 2,3 graus na mesma escala.

Este ano, em janeiro, a terra tremeu novamente em Jordão, distrito de Sobral, com um registro de 2,5 graus na escala Richter, segundo a Defesa Civil. No período de Carnaval, início deste mês de fevereiro, houve registros em Jordão e Meruoca. Calculou-se a magnitude de 3,0 graus na Escala Richter.

No Nordeste, os abalos têm causado mais medo que danos físicos. Porém, em João Câmara (RN), em 1986, os estragos foram reais. Cerca de 4 mil imóveis ruíram e várias edificações foram danificadas.

Em Caruaru (PE), várias casas apresentaram rachaduras por conta dos tremores que ocorreram em 2002. O maior terremoto já registrado no Brasil foi o da Serra do Tombador, no Mato Grosso, em 1955, que atingiu 6,6 pontos na escala Richter e foi sentido a 600 quilômetros de distância do epicentro.

Os tremores, segundo os sismólogos, são resultados da acomodação de camadas internas da crosta terrestre. Quando essa acomodação acontece, são emitidas vibrações para a terra, produzindo tremores. Essa acomodação acontece após o movimento das placas tectônicas. O Brasil está no centro de uma placa, a Sul-Americana, e sofre reflexos desses movimentos.

A cidadã
Pesadelo

(Foto: DÁRIO GABRIEL)



Parecia pesadelo. Cleonice Freire Alcântara, 68, abriu os olhos deitada na cama e viu a porta dos armários se abrindo sozinhas. Escutou a tampa da panela cair e viu uma rachadura fina se desenhar na parede ao lado da janela. "Fiquei tão atordoada que não conseguia me soltar do mosquiteiro", conta, agora rindo. No momento do terremoto, as luzes da cidade se apagaram e voltaram logo depois. Cleonice, como a grande maioria dos moradores de Alcântaras, não dormiu de sábado para domingo. "Hoje não sei como vai ser".

..........................................................................................................................

NOTÍCIA: RÁDIO TABAJARA
http://tabajara.am.br/main/content/view/467/1/


Tremores abalam Região Norte do Ceará e Piauí

18 de fevereiro de 2008
Uma sucessão de tremores de terra vem assustando os moradores de municípios da Região Norte do Ceará. O abalo ocorrido no último sábado, por volta das 23 horas, foi percebido pela população de vários municípios.

As cidades que sentiram o tremor foram: Alcântaras, Camocim, Cariré, Coreaú, Granja, Forquilha, Guaraciaba do Norte, Jijoca de Jericoacoara, Jordão, Massapê, Meruoca, Morrinhos, Mucambo, Santa Quitéria, São Benedito, Sobral, Tianguá e Ubajara, no Ceará; e também em pelo menos nove municípios piauienses.

Locais onde foi sentido os tremores


E, em alguns destes locais, houve pânico. Tanto que o sub-tenente do Corpo de Bombeiros, Marcos Costa, também secretário executivo da Defesa Civil de Sobral, se deslocou a Alcântaras, na noite de ontem, para acalmar a população, durante a missa. Lá, por alguns minutos, a cidade chegou a ficar sem energia elétrica e segundo suas informações, quatro casas de uma mesma rua ficaram rachadas.

Oficialmente, a Defesa Civil inclui apenas três municípios entre os que sentiram o abalo: Alcântaras, Jordão e Sobral.

Em Jordão, duas casas apresentaram rachaduras e vários atendimentos sem gravidade foram realizados nas unidades de saúde, em decorrência dos momentos de tensão e pânico.

Conforme o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que monitora toda a Região Nordeste, através do Projeto do Milênio, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o tremor ocorreu na região de Alcântaras, às 22h59min, e a magnitude preliminar calculada foi de 3,5 na Escala Richter, com duração de 30 segundos. O tremor foi sentido num raio de aproximadamente 60 quilômetros.

Informação confirmada pelo sub-tenente Costa. Mas foi preciso deslocamento até a estação sismológica de Itataia, em Santa Quitéria, pois o sismógrafo de Sobral está quebrado.

Conforme o técnico da UFRN, Eduardo Alexandre de Menezes, uma equipe do laboratório estará em Sobral hoje para avaliar de perto as causas dos tremores . “A UFRN mantém uma estação sismográfica digital de ultima geração instalada em Sobral e que também faz parte da rede de estações do Projeto do Milênio, do CNPq. Por meio dela, os técnicos deverão instalar, nesta semana, um link, via Internet para melhor acompanhar a atividade sísmica que vem acontecendo desde o fim de janeiro”.

No Sítio Jardim, a 28 km de Sobral, uma grande pedra rolou, abrindo uma clareira na vegetaçãoApesar disso, adianta que, possivelmente, o que está acontecendo ao Norte do Ceará são tremores motivados por movimentos tectônicos, resultantes da movimentação das rochas no interior da Terra, em função da sua própria rotação, a cerca de 10 a 12 quilômetros de profundidade. “Acompanhamos os episódios desde 1989 na Região, que é muito propícia a tremores”, explica.


Técnicos da Defesa Civil e uma equipe do Laboratório de Sismologia de Sobral e Fortaleza percorreram toda a região ontem com a finalidade de orientar a população.

Os últimos tremores noticiados aconteceram na semana do Carnaval, mas só agora o fenômeno foi sentido fortemente na cidade de Sobral. Segundo especialistas, a região localiza-se sobre falhas geológicas.

O maior tremor de terra já acontecido no Ceará e também no Nordeste ocorreu em 20 de novembro de 1980, em Pacajus, com 5,2 na Escala Richter.

Piauí

No centro-norte do Piauí, segundo relatos de moradores e de um site local, também foram sentidos tremores. Levantamento do site ´cidadeverde.com´ apontou que o abalo surgido na região norte do Ceará foi sentido em nove municípios piauienses: Teresina, Piracuruca, São João da Fronteira, Cocal dos Alves, Cocal, Piripiri, Lagoa do São Francisco, Pedro II e Domingos Mourão. O tremor também teria sido sentido por volta das 23 horas desse sábado. No município de Piracuruca, os bairros Guarani, Esplanada e Três Lagoas sentiram o sismo, informou o site.



DICAS

Ao sentir os primeiros tremores, afaste-se de móveis que possam tombar e abrigue-se debaixo de uma mesa resistente

Se possível, abra a porta para assegurar rota de fuga. Pois, dependendo da intensidade do tremor, se a residência empenar-se, a porta provavelmente não irá se abrir

Ao sair de casa ou de prédios residenciais, muita atenção em relação a objetos que possam cair, como vidros de janelas, telhas etc.

Não saia de casa descalço. É recomendável calçar sapatos ou sandálias de solado grosso para evitar ferimentos

TODA REGIÃO NORTE

Tremor foi sentido até em Teresina

Sobral. Eram 23 horas de sábado quando um forte tremor, seguido de um barulho de explosão, derrubou objetos dos móveis, tremeu camas, paredes e abriu grandes rachaduras em diversas casas na Região Norte do Ceará.

Em Alcântaras, onde foi sentido com mais intensidade, a população ficou apavorada: pessoas passando mal, em estado de choque; crianças e adultos chorando sem saber a quem recorrer. Muitos ligaram para programas de rádio locais e lá souberam que diversas localidades também tinham sofrido os abalos.

Muitas casas apresentaram rachadurasApesar de não haver gravidade, o movimento no Hospital de Alcântaras foi intenso. Segundo o enfermeiro plantonista Adriano Mendes, as pessoas pediam para verificar a pressão arterial, procuravam medicamentos e uma grávida foi levada às pressas para a Santa Casa de Sobral em estado de choque, por causa do susto.



Centenas de pessoas assustadas deixaram as ruas daquele pequeno município bastante movimentadas na madrugada de sábado para domingo.

A casa de Luzia Firmino de Souza, 38, ficou sem energia elétrica após o tremor e ela foi dormir na casa da mãe com seus dois filhos. “Eu estava dormindo, acordei com o barulho e já estava tudo balançando dentro de casa quando caí da cama”, disse. Já a aposentada Luzia Lauriano Moreira, 70, foi levada nos braços de vizinhos para fora de sua residência. “Estou toda dolorida, não consegui ficar em pé sozinha, fiquei paralisada, minha filha está muito nervosa”, contou.

Já em Sobral, moradores de diversos bairros sentiram o tremor e correram para as calçadas. Assustada, a população comentava o ocorrido nos bairros Junco, Campo dos Velhos e Terrenos Novos, entre outros.

Em Campo dos Velhos, a família da dona-de-casa Antônia Oliveira, 78, saiu de casa e foi para a rua. Seu filho Antônio Rodrigues, 42, contou que tinha acabado de sentar quando sentiu as pernas tremerem. “Minha filha, assustada, correu e segurou na minha mão dizendo que aquilo era um terremoto”, relatou.

Na mesma rua, Kátio Eufrázio Mesquita, 26, contou que escutou as telhas tremerem e seus pássaros ficaram desesperados, se batendo na gaiola.

Enquanto a equipe de reportagem estava em Alcântaras, na madrugada de domingo, outros dois pequenos abalos foram sentidos, à 01h05min e outro 10 minutos depois. Moradores relatavam que vários foram sentidos após o tremor das 23 horas, que foi o mais forte e temido por todos.

Susto no estado vizinho

O fenômeno estava acontecendo com freqüência apenas em Jordão. Mas, neste sábado, chegou a diversos municípios se estendendo até a Serra da Ibiapaba e a alguns municípios do Piauí. De Terezina, capital daquele Estado, o empresário Everaldo Alves Evangelista, 49 anos, afirmou que, mesmo sobre a cama, no seu apartamento, localizado no oitavo andar do prédio onde mora, sentiu um forte tremor.

“Foi ontem (sábado), por volta das 23 horas. Senti a cama tremer e a luminária de pé também. Durou mais ou menos de 15 a 20 segundos. Meu primo, que estava sentado na varanda, no outro lado do apartamento, também sentiu. Até pensou que fosse uma brincadeira de alguém da casa. Ainda estamos muito impressionados. Outros moradores do prédio também sentiram”, contou Everaldo.

Conforme noticiou o site ´cidadeverde.com´, no município de Cocal dos Alves, na região norte do Estado, moradores teriam, por medo, deixado as residências e corrido para a praça principal da cidade. Ainda segundo o site, o prefeito desse município, Chaguinho Monção, afirmou que algumas pessoas deram conta de um abalo rápido e que não é a primeira vez que Cocal dos Alves percebe o sismo. De acordo com o prefeito, algo semelhante foi percebido há 20 anos.

CRONOLOGIA

FEVEREIRO/2008 Jordão e Meruoca, durante o Carnaval, com vários episódios durante um dia. Estima-se que teve magnitude de 3,0 na Escala Richter

JANEIRO/2008 Região Serrana na Zona Norte, em Jordão. A Defesa Civil disse que a magnitude foi de 2,5

JULHO/2007 Jaguaribara. Em 10 de julho alcançou 2,3 na Escala Richter, entre outros episódios no mesmo período

OUTUBRO/2006 Ibicuitinga, com 2,6 de magnitude. Casas ficaram rachadas e população em pânico

JUNHO/2006 Jordão, na Região Norte, com magnitude de 2,5 pontos, o maior. Já em Cascavel, foram registrados abalos de 2,2 pontos

APREENSÂO

Apreensão na madrugada: foi difícil retornar ao lar após o susto.



Notícia retirada do site do Diário do Nordeste


........................................................................................................................

NOTÍCIA: CEARÁ AGORA
http://www.cearaagora.com/materias/pg_materias.php?cod=9182

Tremores de terra causam pânico em Sobral e região
17/02/2008 -08:48 POR: LUCIANO AUGUSTO


A sequência de tremores que vêm acontecendo em Sobral e Zona Norte, noticiado com exclusividade pelo Portal Ceará Agora, teve um novo capítulo na noite desse sábado (16). Por volta das 23 horas um verdadeiro "terremoto" deixou as pessoas em pânico na cidade de Sobral. Segundo o colaborador Edilson Alencar, o abalo foi tão grande que causou um apagão na cidade. Mercearias reviradas, residências com rachaduras, e pessoas desmaiadas sendo levadas para o Hospital Municipal, uma senhora grávida precisou ser levada direto para a Santa Casa. Dessa vez, várias cidades da zona norte sentiram o abalo, tais como, Coreaú, Massapê, entre outras.

O internauta Hamilton Furtado enviou um e-mail à reportagem do Ceará Agora, relatando que, no momento do tremor, o radialista Aldemir Santos (Rádio Caiçara), recebeu ligações das localidades de Serra da Meruoca, Jaibaras, Jordão e das cidades de Massapê e Ibiapina, na serra da Grande, das pessoas relatando o medo que sentiram no momento do abalo. De acordo com Defesa Civil de Sobral, o que está acontecendo atualmente na região são acomodações de camadas na crosta terrestre, que pode não ter passados dos 3,5 graus na escala rischter.

O Ceará Agora continua acompanhando todos os acontecimentos relacionados aos tremores de terra na zona norte. Se você também quer enviar informações sobre o terremoto na zona norte, o e-mail é jornalismo@cearaagora.com

.............................................................................................................

NOTÍCIA: JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/opovo/ceara/766579.html


ZONA NORTE
Tremor atinge 13 municípios

Daniela Nogueira
da Redação

O chão tremeu e deixou a população com medo na Zona Norte do Estado neste fim de semana. No sábado, 15, foi registrado um terremoto de 3,5 graus na escala Richter, que abalou os habitantes

Diminuir a fonte do texto Aumentar a fonte do texto

18/02/2008 00:29
Aparecida Frota Lima mora sozinha e diz que se encolheu na rede ao ouvir o estrondo(Foto: DÁRIO GABRIEL)



As cenas foram parecidas em muitas das cidades da Zona Norte do Estado: o chão tremeu, os móveis se mexeram, as portas e janelas bateram de um lado para o outro. Tudo isso junto com um barulho, o que assustou ainda mais a população. Não durou muito. Foi questão de segundos, mas as pessoas saíram das residências e tiveram medo de voltar. A multidão se formou nas praças e em frente às casas de alguns municípios, com medo. Gente passou mal. Os tremores de terra foram sentidos na noite de sábado e, pela escala Richter, chegaram a 3,5 graus. Uma magnitude pequena, segundo os técnicos, mas suficiente para abalar boa parte dos moradores da região.

O epicentro foi o distrito de Jordão, na cidade de Sobral, a 230 quilômetros de Fortaleza, onde houve deslizamento de pedras nos sítios São Francisco e Bom Jardim. De acordo com Ioneide Araújo, assessora técnica da Defesa Civil do Estado, o terremoto começou às 22h59min e durou 30 segundos. A precisão foi marcada pelo sismógrafo de Sobral, um dos quatro localizados no Estado, cujo monitoramento é feito em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Não houve feridos por causa do abalo sísmico, mas alguns não se sentiram bem, segundo a técnica. Em Sobral, duas pessoas estavam deitadas e caíram da rede. Emocionalmente abaladas, deram entrada na Santa Casa da cidade, mas sem traumas. Wellington Macedo, repórter-fotográfico, estava deitado em casa, no município, quando sentiu a cama sair do lugar. "Estava com meu filho de dois anos e vi a cama tremendo. A parede começou a estalar e o box do banheiro ficou batendo", descreve. Segundo ele, houve "um estrondo embaixo da terra". A comunidade do bairro saiu logo de casa. "Era uma verdadeira multidão nas ruas, nas praças", diz.

Em Alcântaras, a 24 quilômetros de Sobral, a situação foi pior. Houve uma maior intensidade e faltou energia elétrica. Conforme a Defesa Civil, os abalos puderam ser sentidos em um raio até 60 quilômetros do epicentro. Mas O POVO colheu relatos de gente que, mesmo em um raio maior de distância, diz ter sentido o tremor. Em Ubajara, o vice-prefeito, Alexandre Tomaz da Rocha, acordou com o barulho. "Todo mundo ficou espantado, as pessoas saíram para a rua, houve um certo pânico. Isso foi quase 23 horas. Depois, não houve mais", disse.

O recomendável é que a população tome cuidado, alerta o chefe do Laboratório de Sismologia da Defesa Civil do Estado, Francisco das Chagas Brandão Melo. Mesmo que a magnitude seja pequena, pode gerar um transtorno maior. Por isso, na hora do terremoto, as pessoas devem seguir medidas de segurança, como ficar embaixo da mesa e, se puder, sair de casa. "Seria bom, mas às vezes não dá tempo", diz, completando que os abalos duram cerca de segundos.

Outra dica, sugerida por Brandão Melo, é quanto à construção do telhado. O ideal é que sejam colocadas muitas ripas para não deixar um espaçamento muito grande entre as telhas, que se deslocam no momento do tremor. "Assim, evita cair na cabeça de alguém. E muitas vezes, não dá tempo de correr, não", afirma. (Colaborou Marcos Cavalcante)

FALE COM A GENTE
danielanogueira@opovo.com.br

SAIBA MAIS

Há quatro estações sismográficas no Estado: em Beberibe, em Itataia (distrito de Santa Quitéria), em Sobral e em Fortaleza.

Em Catarina, a 431 quilômetros da Capital, foi registrado um abalo de 2,3 graus na escala Richter, na última sexta-feira.

Os técnicos usam os termos "abalo sísmico", "tremor de terra" e "terremoto" como sinônimos.

A escala Richter é utilizada para medir a magnitude dos abalos sísmicos. Foi criada pelos sismógrafos Beno Gutenberg e Charles Francis Richter, que estudavam os sismos da Califórnia.

A escala Richter varia de 0 a 9 graus de acordo com a extensão do movimento do solo.

A variação da magnitude de um abalo sísmico apresenta efeitos e freqüências distintos.

O epicentro de um terremoto é o ponto em direção à superfície da Terra diretamente acima do foco. A zona em redor do epicentro é normalmente a mais afetada por um abalo sísmico.

DEPOIMENTOS

"Tava deitado vendo televisão quando percebi o tremor nas telhas e na cama. Foi como um trovão, mas mais forte. Na hora me assustei, pensei que fosse o muro caindo", José Edvar - Massapê

"Estava estudando no quarto quando ouvi um tremor e em seguida a janela mexendo. Pensei na hora que fosse um ladrão. Na hora, jamais pensei que fosse um tremor de terra ",Francisco Marlon - Tianguá

"Eu ouvi um som tipo de trovão, seguido de uma zoada nas telhas como se fossem mil gatos passando por cima. A água do filtro caiu. Foi um susto e tanto. Na praça o assunto era só esse" Raimundo Nunes - Moraújo

"Estava quase dormindo quando despertei de vez com a cama tremendo. De início, pensei que estivesse tendo um pesadelo. Esse foi o comentário da cidade", Ieda Maria - Coreaú

"Estava deitado. Veio um barulho forte como se fosse um trovão. Em seguida, a sensação de que a casa estava ruindo", Francisco de Assis Ricardo - Meruoca

"Estava vendo televisão quando ouvi um barulho, pensei que fosse o portão caindo. Vi a janela se mexendo. Saí de casa para ver o que era", Edzeudo Nunes Isaias, 32, São Benedito

"Todo mundo ficou apavorado, teve um barulho muito forte, a cama tremeu todinha, como se estivesse passando algo por baixo", Gladston Silva, 22 - Ibiapina

"Estava deitado e ouvi um estrondo, pensei que fosse um caminhão, mas pior. Há uns dez anos teve um mais forte, derrubou até panela", José Osvaldo, 49 - Forquilha

"Estava na rede e senti as paredes tremendo. Este foi mais fraco que o de novembro de 2007. Não me acostumo, é sempre um susto", Leiliane Tomás, 17 - Mucambo

"Primeiro veio um barulho. As cortinas e a televisão começaram a tremer. A última vez que teve foi há uns dez anos", José Carneiro Lima, 42 - Frecheirinha

O POVO conseguiu os depoimentos por telefone

Leia mais sobre esse assunto

* 18/02/2008 00:29:23 - Ninguém dormiu em Alcântaras
* 18/02/2008 00:29:23 - Região tem que conviver com abalos
.....................................................................................

NOTÍCIA: G1 GLOBO
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL333250-5598,00-UFRN+REGISTRA+MICROTREMORES+EM+HORAS+NO+CEARA.html


01/03/2008 - 10h06 -

UFRN registra 450 microtremores em 24 horas no Ceará



Família fica fora de casa no Ceará (Foto: Wellington Macedo/AE)

Abalos de terra têm magnitude igual ou menor do que 1,5 graus na escala Richter.
Técnicos em sismologia da UFRN dizem que tremores não são perceptíveis pelas pessoas.

Glauco Araújo Do G1, em São Paulo entre em contato

A coordenação do laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) registraram 450 microtremores no período da 0h desta sexta-feira (29) até a 0h deste sábado (1º), no Norte do Ceará.

"Foi assustador, saí de casa", relata leitor

Segundo análise dos técnicos, apenas dois abalos tiveram magnitude de 3,9 graus na escala Richter. "Praticamente 90% desses microtremores não atingiram a casa de 1,5 graus na escala. São tão pequenos que as pessoas nem percebem a movimentação de terra e também não provocam estragos", disse Eduardo Alexandre Menezes, técnico em sismologia da UFRN.

Ele disse ainda que outros 150 microtremores foram registrados na região de Sobral no período da 0h às 7h deste sábado. "Todos também abaixo de 1,5 graus na escala Richter", afirmou Menezes.

Os tremores atingiram a região Norte do Ceará nesta sexta-feira. Segundo informações da Defesa Civil do estado, famílias ficaram desalojadas e foram acomodadas em barracas de lona em Sobral, cidade mais afetada pelos abalos.

Até a tarde desta sexta-feira, o chefe do Laboratório de Sismologia da Defesa Civil do estado do Ceará, Francisco Brandão Melo, disse ao G1 que cerca de 100 tremores tinham sido registrados em várias cidades do Ceará a partir das 2h.

O laboratório de Sismologia da Universidade de Brasília (UnB) informou que os gráficos indicaram abalos sísmicos com intensidade entre 3,9 e 4,0 graus na escala Richter.

Joaquim Ferreira, coordenador do laboratório de Sismologia da UFRN, está fazendo uma varredura na região mais atingida pelos tremores para avaliar as possibilidades de novos tremores nos próximos dias. "Vamos ficar na região até segunda-feira."

Brandão disse que a população ficou apavorada. "O barulho foi forte e deixou os moradores em pânico. Isso já seria suficiente para as pessoas se acostumarem com o fenômeno, mas a gente sabe que as coisas não são simples."

As famílias de Sobral e Alcântaras passaram a noite dormindo em redes e barracas nas varandas de suas casas. O medo era de que novos tremores ocorressem na madrugada deste sábado.

Ainda segundo a Defesa Civil, este ano já haviam sido registrados três abalos sísmicos na região. Os sismógrafos apontaram um abalo de 3,5 graus na escala Richter em 13 municípios, há cerca de dez dias.

Os especialistas explicam que esses abalos sísmicos são típicos dessa região do Nordeste, por conta da acomodação das placas terrestres. "A população vai ter de se acostumar com isso, porque a possibilidade de acontecer novamente é grande", disse Brandão.


.....................................................................................

NOTÍCIA: FOLHA ON LINE
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u377558.shtml



01/03/2008 - 09h05

Ceará registra 108 tremores em 9 horas


KAMILA FERNANDES
da Agência Folha, em Sobral

O interior do Ceará voltou a ser atingido por tremores de terra na madrugada de ontem, com abalos de até 3,9 graus na escala Richter. Segundo a Defesa Civil do Estado, entre a 0h e as 9h de ontem foram registrados 108 abalos sísmicos. O mais forte, de 3,9 graus, ocorreu à 1h50 e alcançou 200 km. Efeitos foram sentidos no Piauí.

Além do temor dos moradores das áreas atingidas de ficar dentro de casa, o saldo foi de oito casas com rachaduras graves e risco de desabamento e outras 200 com fissuras leves, segundo líderes comunitários.

O epicentro dos tremores foi a comunidade de Jordão, em Sobral (240 km de Fortaleza), onde há 14 dias ocorreram abalos mais fracos, de até 3,5 graus.

O abalo de ontem foi o mais forte já registrado nessa região. O de ontem, de 3,9 graus, é considerado de baixa intensidade.

O medo dos moradores do local ainda era visível na tarde de ontem. E piorava a cada novo abalo, que, apesar de leves, ainda eram sentidos.

Enquanto a reportagem esteve no local, das 15h40 às 17h50, houve um pequeno sismo -a sensação foi de desequilíbrio.

Como a maioria dos moradores se recusava a entrar em casa, a saída encontrada pela Defesa Civil foi distribuir lonas.

Ontem à noite, havia previsão de entrega de 600 m de lona para abrigar 120 famílias --cada uma teria direito a 5 m. Em muitos casos, duas famílias precisam dividir o abrigo.

O líder comunitário Rogério Moura de Mendonça, 42, disse que orienta quem ficou em casa a dormir com a porta aberta. "Mas, na maioria dos casos, é melhor sair, pelo perigo de queda do telhado."

Monitoramento

O Ceará tem quatro locais de monitoramento de abalos sísmicos, um deles em Sobral. A análise dos dados é feita pela Defesa Civil, com apoio da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

A região, segundo Francisco Brandão Neto, da Defesa Civil, tem atividade sísmica freqüente, causada por falhas geológicas e acomodação periódica da terra. Na maior parte dos casos, o fenômeno é imperceptível.

Como não é possível prever a ocorrência de novos abalos, a orientação dada aos moradores é aprender a conviver com eles.

"Mas como a gente vai se acostumar com isso? Parece que o chão está se abrindo. Só Deus mesmo pode nos ajudar", disse Cláudia Cavalcante, 35, mãe de cinco filhos.

....................................................................................................................................................................

earthquake.usgs.gov

5.2 2008/02/29 22:51:34 OFFSHORE LOS LAGOS, CHILE
5.2 2008/02/29 20:49:11 SOUTH OF THE MARIANA ISLANDS
5.1 2008/02/29 16:58:07 TAIWAN REGION
5.4 2008/02/29 15:41:22 NORTH PACIFIC OCEAN
5.1 2008/02/29 08:18:20 OFF THE WEST COAST OF NORTHERN SUMATRA
5.7 2008/02/29 02:38:29 SOUTHERN EAST PACIFIC RISE

5.2 2008/02/28 11:55:09 KURIL ISLANDS
5.1 2008/02/28 10:08:29 MARIANA ISLANDS REGION
5.6 2008/02/28 09:12:57 MARIANA ISLANDS REGION


5.2 2008/02/27 22:57:02 MINDORO, PHILIPPINES
6.2 2008/02/27 06:54:25 BONIN ISLANDS, JAPAN REGION
5.1 2008/02/27 04:54:28 SOUTH OF THE KERMADEC ISLANDS


5.8 2008/02/26 18:18:31 SOUTHERN SUMATRA, INDONESIA
5.0 2008/02/26 17:13:35 MINDANAO, PHILIPPINES
5.0 2008/02/26 16:10:39 SOUTHERN GREECE
5.4 2008/02/26 10:46:11 SOUTHERN GREECE
5.0 2008/02/26 03:08:43 SULAWESI, INDONESIA

6.6 2008/02/25 21:02:20 KEPULAUAN MENTAWAI REGION, INDONESIA
6.3 2008/02/25 18:06:05 KEPULAUAN MENTAWAI REGION, INDONESIA
5.2 2008/02/25 13:33:51 KEPULAUAN MENTAWAI REGION, INDONESIA
5.1 2008/02/25 10:38:45 KEPULAUAN MENTAWAI REGION, INDONESIA
7.0 2008/02/25 08:36:35 KEPULAUAN MENTAWAI REGION, INDONESIA

5.5 2008/02/24 14:57:31 KEPULAUAN MENTAWAI REGION, INDONESIA
6.4 2008/02/24 14:46:24 KEPULAUAN MENTAWAI REGION, INDONESIA
5.4 2008/02/24 14:40:30 KEPULAUAN MENTAWAI REGION, INDONESIA
5.5 2008/02/24 08:53:39 KEPULAUAN MENTAWAI REGION, INDONESIA
5.5 2008/02/24 04:36:28 SOUTHERN SUMATRA, INDONESIA

5.0 2008/02/23 16:05:09 KURIL ISLANDS
6.7 2008/02/23 15:57:20 SOUTH SANDWICH ISLANDS REGION
5.3 2008/02/23 12:35:32 AZORES ISLANDS REGION
5.0 2008/02/23 11:56:11 AZORES ISLANDS REGION
5.2 2008/02/23 11:03:56 AZORES ISLANDS REGION
5.4 2008/02/23 07:17:09 KEPULAUAN MENTAWAI REGION, INDONESIA

5.1 2008/02/22 15:26:51 TONGA

5.7 2008/02/21 23:55:36 KEPULAUAN MENTAWAI REGION, INDONESIA
5.5 2008/02/21 23:52:16 ANDREANOF ISLANDS, ALEUTIAN IS., ALASKA
5.6 2008/02/21 21:41:43 PAPUA, INDONESIA
5.0 2008/02/21 17:39:40 IZU ISLANDS, JAPAN REGION
6.0 2008/02/21 14:16:05 NEVADA
5.3 2008/02/21 12:04:44 SANTA CRUZ ISLANDS
5.2 2008/02/21 05:18:39 KURIL ISLANDS
5.1 2008/02/21 02:56:58 SANTA CRUZ ISLANDS
6.1 2008/02/21 02:46:18 SVALBARD REGION

6.2 2008/02/20 18:27:11 SOUTHERN GREECE
5.0 2008/02/20 14:24:46 VANUATU
5.0 2008/02/20 13:16:35 HINDU KUSH REGION, AFGHANISTAN
5.6 2008/02/20 12:49:44 SOUTH ATLANTIC OCEAN
5.0 2008/02/20 11:51:13 SOLOMON ISLANDS
5.1 2008/02/20 09:05:09 SIMEULUE, INDONESIA
5.4 2008/02/20 08:28:20 SIMEULUE, INDONESIA
7.4 2008/02/20 08:08:32 SIMEULUE, INDONESIA

5.0 2008/02/19 22:41:29 BAJA CALIFORNIA, MEXICO
5.3 2008/02/19 17:01:29 KEPULAUAN MENTAWAI REGION, INDONESIA
5.2 2008/02/19 16:57:08 BATAN ISLANDS REGION, PHILIPPINES
5.2 2008/02/19 06:29:54 KEPULAUAN MENTAWAI REGION, INDONESIA

5.4 2008/02/18 09:54:23 SOUTHEAST OF THE LOYALTY ISLANDS

5.3 2008/02/17 21:39:01 TONGA
5.3 2008/02/17 21:15:01 NORTHERN COLOMBIA
5.2 2008/02/17 20:33:03 TAIWAN
5.0 2008/02/17 09:38:22 MOLUCCA SEA

6.1 2008/02/16 14:45:13 POTOSI, BOLIVIA
5.0 2008/02/16 03:29:40 SOLOMON ISLANDS

5.7 2008/02/15 22:00:54 BALLENY ISLANDS REGION

.......................................................................................................................................................................