quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

AMO A LÓGICA E A INTUIÇÃO SEM PRECONCEITOS

São Paulo, 19 de setembro de 2007.

Autor: Rupert Sheldrake
Livro: CÃES SABEM QUANDO SEUS DONOS ESTÃO CHEGANDO
Pesquisa científicas explicam os poderes surpreendentes de nossos animais de estimação



Qual foi a primeira coisa que a mente lógica pensou ao ver o título do livro?

Talvez tenha sido uma resposta mais ou menos parecida com esta: “Não existe poder nenhum. Eles sabem quando seus donos estão chegando por causa do olfato”

Quando eu peguei o livro “Cães sabem quando seus donos estão chegando” do Dr. Rupert Sheldrake. Eu percebi que a primeira resposta da minha mente lógica foi “ o olfato”. . Mas minha intuição perguntou ? Mas será que todos os cães usam somente o olfato ou audição? Então quais os recursos que os cães podem usar? Será que um cão pode usar um outro sentido que ainda não conhecemos? Porque que muitas mães sentem quando seus filhos sofrem um acidente quando estão a quilômetros de distância ? Será que um cão sentiria o momento exato que seu dono morreu , mesmo estando a quilômetros de distância? Mas será que pelo menos um cão no mundo poderia sentir o momento exato em que seu dono morreu a centenas de quilômetros de distância? Se ao menos no mundo um cão sentisse o momento em que seu dono morreu a centenas de quilômetros, a ciência teria que repensar muitos conceitos.

“A intuição é uma espécie de elástico que se cria com aquilo que se quer prever. Uma forma de entender o que quero dizer é ler o livro do Dr. Rupert Sheldrake. “Cães sabem quando seus donos estão chegando”.Lá você encontrará a Teoria dos Campos Mórficos. “

O que será que passou pela mente lógica ? Será que a mente lógica ficou concentrado no olfato e não percebeu o que realmente a intuição quis dizer? Ou será que a mente lógica pensou que talvez naquele livro pode ter uma resposta aproximada daquilo que a intuição vem querendo demonstrar através da teoria da relação. Será que naquele livro não existe algo que realmente possa ser garimpado ? Será que não existe algo naquele livro que possa ser aproveitado ?

O título do livro do Dr. Rupert Sheldrake “ Cães que sabem quando seus donos estão chegando” é como a paisagem de uma fotografia. A mente lógica vê somente o óbvio. A mente lógica vê o olfato. Já a mente intuitiva perceberia que um cientista não escreveria um livro somente para mostrar o óbvio. A mente intuitiva perceberia que aquele autor quer mostrar algo além do óbvio.

Então o título do livro com a resposta automática da mente através da palavra olfato, fez com que a mente lógica não pensasse além do título do livro.

Porque no livro você vai encontrar uma experiência com o cachorro Jaytee que tem um comportamento diferente dos outros cachorros. O comportamento dele foge a explicações comuns. Nem olfato, nem audição, nem rotina, nem o som do carro, serviram para explicar o comportamento deste cachorro. Fizeram uma experiência com o cachorro que inclusive passou na Discovery Channel, que consistia em filmar o cachorro em casa. E filmar o dona do cachorro, a Sra Pam a dezenas de quilômetros de casa. Foi feita experiências no qual a Sra Pam voltava para casa em horários selecionados aleatoriamente. Após a sua saída, ninguém mais sabia desses horários. Nessas experiências, Jaytee passou a aguardá-la e ninguém em sua casa sabia quando ela estaria de volta. Assim as reações dele não podiam ser explicadas com base na expectativa dos pais dela.

Pelo videoteipe, o comportamento de Jaytee pôde ser observado com detalhes impossíveis de registrar anteriormente. Durante o período em que Pam estava fora, ele passava grande parte do tempo deitado aos pés da Sra. Smart. A partir do momento em que a Sra Pam foi avisada para voltar pra casa, os dois videoteipes podem ser vistos juntos, numa tela dividida em perfeita sincronia, de forma a observar Pam de um lado e Jaytee do outro. Mesmo muito distante de casa, Pam foi avisada numa hora aleatória que deveria voltar pra casa. Enquanto Pam atravesava um pequeno gramado em direção ao ponto de táxi, Jaytee se levanta, caminha até a janela e senta-se, cheio de expectativa. Ele permanece à janela durante todo o período do retorno de Pam. Essa experiência sublinha a importância das intenções de Pam. Jaytee começou a esperar por sua dona tão logo ela soube que deveria voltar pra casa, antes mesmo de entrar no veículo e dar ínicio à viagem de táxi. Jaytee parece ter reagido Telepaticamente. Então o olfato, nem a audição, a rotina , o carro. Não explica o comportamento de Jaytee.

Então este comportamento foge ao padrão que estamos acostumados a ver nos outros cachorros. Mesmo que um dia encontre a explicação para essa possível antecipação de Jayteee, é bem provável que seria um explicação bem diferente a do olfato, audição, a rotina, carro e etc.

Então a partir do momento que a mente lógica pensou em olfato ao ver o título do livro “ Cães sabem quando seus donos estão chegando”, e não procurou entender o que o Sheldrake realmente queria mostrar, mostra que a mente lógica está contemplando a qualidade do papel e não a paisagem da fotografia.

Agora se, depois que de ter lido o título do livro, a mente intuitiva pensou que talvez poderia encontrar algo além da explicação lógica, mostra que a mente lógica está no caminho da comunhão para compartilhar o conhecimento sem preconceitos, pois este comportamento levou a mente lógica sem resistência para um encontro com o outro.

E quando disse anteriormente que “A intuição é uma espécie de elástico que se cria com aquilo que se quer prever e que lá no livro você encontrará a Teoria dos Campos Mórficos. “ Eu quis mostrar que neste livro existe uma informação importante que está alem do pensamento lógico do olfato dos cachorros. Na verdade eu queria que a mente lógica pensasse em não-localidade, que a mente lógica pensasse que pode existir algo que ultrapasse o conceito da velocidade limite da própria luz.

Na verdade eu gostaria que a mente lógica olhasse o capítulo que fala sobre:

As Ligações com a física quântica.

“Experiências que testem os aspectos espaciais dos campos mórficos implicam uma espécie de não-localidade ainda não reconhecida pela ciência institucional. Não obstante, talvez ela acabe sendo relacionada à não-localidade ou à não separabilidade que é parte integral de teoria quântica, sugerindo ligações ou correlações a uma distância até então não sonhada pela física clássica. Albert Einstein achava a “ mal-assombrada ação a distância” da teoria quântica profundamente desagradável; mas os seus maiores temores tornaram-se realidade. Indícios experimentais recentes demonstraram que essas ligações estão no coração da física. Suas implicações mais amplas ainda não estão claras – podem estar relacionadas àquilo que chamo de campos mórficos – mas ninguém sabe ainda ao certo. Assim como mo caso de átomos, os membros de grupos sociais são partes do mesmo sistema. Compartilham alimentos, são interligados através de suas mentes e sentidos e interagem continuamente. Quando estão separadas, as partes do sistema social podem reter uma ligação não-local ou não-separável comparável ao que pode ser observado na física quântica.”

Há uns dois mês atrás(julho de 2007), vi uma reportagem de um gato que morava com os profissionais de um hospital. Esse gato sabia quando alguém iria morrer. Pois bem antes da uma pessoa morrer, o gato ficava ao lado dela. Intrigado, os cientistas estudaram o comportamento do gato e chegaram a uma conclusão que realmente o gato sabia que alguém iria morrer. Pois o gato nunca ficava ao lado de uma pessoa que não ia morrer.

Se a mente lógica olhar na capa do livro do Dr. Sheldrake encontrará o seguinte trecho: “ Gatos que pressentem quando seus donos estão doentes”. A mente lógica poderia responder que a pessoa doente libera um odor diferente de uma pessoa normal. Ou uma pessoa doente tem um estado mental diferente de uma pessoa sadia e assim fica fácil para o gato perceber que ela está doente ou vai morrer. Embora a navalha de Occam diz que o caminho mais simples é sempre a melhor solução. Não podemos aplicar a navalha de Occam à tudo. Porque nem todas as respostas são obvias. Porque se todas as respostas fossem óbvias, os cientistas teriam encontrado a resposta para o comportamento diferenciado do gato, naquele hospital.

Na verdade, o caso foi parar em uma revista científica muita respeitada. E depois disto somente alguns cientistas começaram a pensar que poderia existir algo ali para eles aprenderem.

Mas o Dr Rupert Sheldrake já vinha alertando esses fenômenos a muito tempo atrás. Mesmo que encontre uma resposta lógica para o comportamento do gato; essa resposta será um grande salto na consciência humana. Um aprendizado muito importante que pode conduzir a outras coisas maravilhosas. Quando alguém vive com sinceridade aquilo que acredita, mesmo que não tenha sentido para nossa lógica, pode ter sentido para a intuição da natureza. Isto é, O Universo Consciente pode estar usando aquela pessoa pra transmitir uma mensagem importante. Quando eu falo em Universo Consciente é porque eu acredito que existe algo no Universo que interfere na Teoria da Evolução.

O sentido da vida daquele Sr. Sheldrake era simplesmente mostrar aquilo que ele mais acreditava e sentia. A existência só tem sentido quando se fala , quando se expressa aquilo que se sente com todo o sentimento do seu coração.

Agora eu pergunto:

Então ao se criticar o Dr. Rupert Sheldrake, a mente lógica está falando do fundo do coração ? Será que a mente lógica está expressando-se com sinceridade ? Ou simplesmente a mente lógica está vendo a qualidade do papel sem se preocupar com a paisagem da fotografia ?

Algumas mentes lógicas não levam em conta que uma outra mente lógica que trabalha com a intuição pode pensar melhor que as mentes somente lógicas. Porque a mente lógica e intuitiva trabalha muito com o lado direito do cérebro e muitas mentes somente lógicas esqueceram que o lado direito do cérebro é tão importante quanto o lado esquerdo. Lembre-se que Isaac Newton foi um grande cientista, mas também estudou alquimia. Imagine a mente lógica não estudar a Lei da Gravitação Universal só porque Newton estudou alquimia. Newton usou o lado direito e esquerdo do cérebro sem preconceitos.

Muitas mentes somente lógicas desprezam a mentes intuitivas. A mente intuitiva é simbólica, uma bola de cristal, uma forma de mergulhar na intuição antes de nadar na lógica. A capacidade de pensar independe de ser intuitivo ou não. Então uma mente intuitiva pode descobrir algo tão importante ou muito mais importante que a mente lógica nem sequer poderia imaginar .

É necessário acabar com o mito de que a mente lógica é uma mente que pensa melhor que a mente intuitiva.

Muitas mentes intuitivas , não têm a liberdade para expressar seus pensamentos devido a uma atitude preconceituosa da mente lógica. Falo isso porque algumas mentes lógicas agem de uma forma sutil ao ouvir uma mente intuitiva dizendo algo que ainda não foi pensado. A mente lógica ao invés de procurar entender o porque a mente intuitiva está pensando daquela forma, a mente lógica diz um argumento válido mas não relacionado com a essência que a mente intuitiva está pensando, fazendo este desistir do pensamento original. Esta atitude da mente lógica - induz o comportamento e inibe o pensamento - das outras mentes intuitivas(Filosofia da Ciência). Pois a maioria não terá a coragem de manifestar qualquer pensamento de origem intuitiva. A partir desta manifestação preconceituosa da mente lógica, muitas mentes intuitivas influenciadas pela mente lógica passam a tratar as outras mentes intuitivas da mesma forma, criando assim uma legião de pensadores que não usam o seu lado intuitivo. Ou se criará uma legião de pensadores com medo de sentir... de expressar aquilo que está sentindo... E a não liberdade de expressão do sentimento é uma espécie de censura... Somos censuramos a todo o momento que não podemos falar o que sentimos...

Digo isto porque acredito que a natureza manifesta grandes idéias através dos sentimentos. Aquilo que não tem sentido no momento passa a ter sentido no futuro...

Mas existem ótimas mentes lógicas que vivem com inspiração... Eu tive a oportunidade de conhecer várias, onde a mente lógica mostrava que “ Simplesmente não é humano vivermos afastados de qualquer contato consciente com essa energia que atua em toda a Terra, no Universo e em cada uma de nossas células”


Respeitar o próximo, os animais e a plantas; é respeitar a vida sem nenhum tipo de preconceito. Pois o preconceito nasce do pressuposto que não nos conhecemos totalmente. Olhar para as nossas emoções , é aceitá-las como uma oportunidade para nos tornamos seres humanos. É não reprimi-las através da auto-sabotagem. É Ter paciência e respeito com o ser que existe em você. É não causar sofrimentos às outras formas de vida que acompanham você nesta longa caminhada cheia de mistérios. Nem deprezar o outro por pensar diferente. Se perdoar, é o começo para se encontrar depois de um longo tempo no mesmo começo. Neste momento, aprender a se levantar é uma questão de tempo.

“Os índios da América do Sul ensinam que, para torna-se humano, é preciso criar espaço em si mesmo para as imensidões do Universo“.


(Claudio Porfirio Cavalcante)
...............................................................................................................