sábado, 20 de novembro de 2010

A Onda de Calor de 2010

Ocorreu uma grande explosão solar(flare solar) no dia 6 de novembro de 2010. Que está entre as maiores do ano. No dia 30 de março de 2010 ocorreu uma grande ejeção de massa coronal. Essa ejeção de massa coronal (CME) do dia 30 de março, está entre as maiores do ano de 2010. Em muitos casos pode ocorrer uma grande explosão ( flare solar), mas não direcionada a terra. Ou pode ocorrer uma pequena explosão ( flare solar ) e liberar uma grande quantidade de plasma em direção a terra. Ou uma grande explosão que libera uma grande quantidade de plasma que pode atingir a terra ou não. Ou nenhum explosão (flare solar)e mesmo assim do nada um filamento eruptivo é lançado para terra causando transtornos. Dependendo da região do sol em que ocorrem esses eventos, eles podem ser direcionado ou não para a terra. Pode ter muitas manchas no sol durante o mês mas sem ejeções de massa coronal significativas direcionadas a terra. Pode ter poucas manchas durante um mês mas a terra recebeu uma grande quantidade de plasma. Então a quantidade de manchas solares não reflete exatamente a quantidade de energia que a terra está recebendo do sol em tal mês. Um exemplo disso é a passagem do buraco coronal no disco solar visível. Devido a essa passagem acredito que a terra recebeu uma quantidade maior de energia do sol. Quando o Buraco Coronal apareceu no dia 05 de novembro de 2010, estavam ocorrendo grandes explosões solares e continuaram ocorrendo nos próximos dias. Acredito que os eventos climáticos que ocorreram na Argentina e Brasil agora em novembro foi devido a essa passagem. O Buraco coronal voltará em 1 de dezembro de 2010, estará no centro sul do sol no dia 07 de novembro e vai desaparecer no dia 13 de novembro de 2010.O fato dos cientistas medirem a atividade solar pela quantidade de manchas solares é porque geralmente os flares solares e ejeções de massa coronal(CME) ocorre nas manchas solares.

Nos últimos meses venho observando uma grande quantidade de filamentos eruptivos direcionados a terra e o gráfico Xray que mede a intensidade da tempestade solares( flares solares) não registra a ocorrência desses filamentos eruptivos. Sei que o Xray mede somente as tempestades solares do disco solar visível. ( O Xray não registra o que ocorre atrás do sol). Mas o que quero dizer é que filamentos direcionados a terra do disco solar visível não é registrados pelo Xray. Grande quantidade de plasma pode atingir a terra e causar eventos climáticos extremos e não ser registrado pelo Xray no momento da sua emissão.

Então a quantidade de manchas solares não reflete em muitas vezes, eventos como filamentos eruptivos direcionados a terra.
A onda de calor em de junho, julho e agosto de 2010 na Rússia foi para mim, devido a atividade solar. A onda de calor no Brasil em julho (em pleno inverno), agosto, setembro de 2010 foi pra mim, devido mais a atividade solar do que pela falta de chuva(estiagem). Então existe uma estiagem normal para esse período, mas que foi agravada pela atividade solar. Muitos meteorologistas da Rússia consideraram o evento do calor extremo como algo comparado ao que ocorre a cada 1000 anos. Em agosto de 2010, os Estados Unidos viveram a pior onda de calor da história. Da mesma forma como o Brasil em muitas regiões. Não podemos esquecer a maior seca da história no Pantanal Mato-grossense. A maior seca da história na Amazônia. Nos Rios Solimões e Rio Negro. A maior seca da história no nordeste. No sul e sudeste houve extremos de calor e frio. Frio esse causado muitas vezes por ciclones mais agressivos que empurram com mais força, a massa de ar polar para o continente. Agressividade essa causada por causa de disposições da lua e planetas e também por causa da atividade solar que ajuda a intensificar mais os ciclones. Ou a aproximação da lua de seu perigeu, ou a aproximação por exemplo do planeta Vênus da terra. São vários casos em disposições importantes dos astros que interferem no sol e na terra.

Quando você houve os cientistas falando sobre o fato da atividade solar estar baixa, eles estão se referindo a um longo período, fazendo comparações com as atividades de décadas anteriores. Não significa que o fato deles estarem falando em baixa atividade solar, que neste momento de 2010 a terra não esteja sofrendo com sol. Pelo contrário, falando em curto período de tempo, neste ano de 2010 a atividade solar aumentou muito em relação ao ano de 2009, mas está baixa( segundo os cientistas) em relação ao Pico de atividade solar de 2000 e 2001, o ciclo solar 23 anterior.

Então quando se diz que a atividade solar está baixa, para muitas pessoas, os eventos de calor extremo no mundo passa a não estar relacionado ao sol. Então se nada ocorreu no sol, logo o calor deve ser por outro motivo. E elas nem imaginam que naquele momento pode estar ocorrendo uma grande erupção solar direcionada a terra e que depois de 1 a (3) três dias podem ocorrer eventos climáticos extremos na terra por causa dessa mesma erupção solar. Lembrando que a aproximação do planeta Vênus da terra também causa eventos climáticos extremos( Pelo menos foi o que sempre observei) Como isso não quero dizer que não tenha outros motivos para ocorrência de eventos climáticos extremos. Só quero dizer que observo variáveis importantes que provocam eventos extremos na terra e que essas variáveis devem ser consideradas.

Existe então, essa possibilidade, os cientistas falarem em baixa atividade solar por haverem poucas manchas. Mas ao mesmo tempo a terra pode estar sendo bombardeada com grandes ejeções de massa coronal, grandes filamentos eruptivos e causando eventos climáticos extremos na terra. E neste ano de 2010, é isto o que vem ocorrendo. Acho que ela recebeu uma grande quantidade de energia do sol. Então isso deixa as pessoas confusas. Então acho que deveria ter uma linguagem de atividade solar a curto período de tempo para saber como anda o sol no momento e fazer previsões com base no que está acontecendo no mês anterior. Porque neste ano de 2010 a atividade solar esteve muito alta, causando ondas de calor no mundo.( pelo menos é o que venho observando ). Em relação ao ano de 2009 as manchas solares cresceram significativamente.

Veja a relação abaixo das médias mensais de manchas solares dos anos de 2009 e 2010. Ao se comparar com o pico de atividade solar de 2000 e 2001, pode-se leva a pensar que a onda de calor no mundo em 2010 não tem relação com o sol. Pois os números mostram uma atividade solar baixa em 2010 quando comparado com 2000 e 2001. Isso não significa que o sol está totalmente calmo em 2010. Significa que não atingimos ainda o pico de atividade solar. Embora acredito que o sol já está caminhando para um pico de atividade solar devido a aproximação periélica do planeta Júpiter. Pois esse ano de 2010 ocorreram muitos eventos significativos no sol

O que as médias mensais de 2010 me dizem é que a partir de janeiro de 2010 o sol começou a entrar no seu pico de atividade solar (considerando os filamentos eruptivos também). Veja como a quantidade de manchas cresceu em janeiro, março, agosto, setembro e outubro de 2010. Em sincronia com minhas previsões.Como fiz previsões com base nas disposições dos planetas. Então os dados abaixo mostram pra mim que disposições importantes dos astros, além de interferirem na terra, também interferem no sol. Perceba como a quantidade de manchas cresceram significativamente em julho, agosto, setembro e outubro de 2010.

Em 19 de julho de 2010 foi o surgimento dos primeiros indícios do buraco coronal que só aumentou em atividade. Buraco Coronal que apareceu justamente com a proximidade do planeta júpiter na sua maior aproximação periélica( aproximação do sol) em 60 anos, que se dará em 18 de março de 2011. Mesmo depois dessa maior aproximação em 18 de março de 2011, ainda levará 6 anos para Júpiter se afastar totalmente do sol e atingir seu afélio.( o ponto mais distante do sol).

Como acredito que essa aproximação de Júpiter já está interferindo no sol aumentando sua atividade. Então mesmo quando Júpiter começar a se afastar do sol em 18 de março de 2011, acredito que ele, Júpiter, vai interferir de forma significativa no sol por mais um(1) ou dois(2) anos. Então acredito que essa aproximação de Júpiter já está aumentando a atividade solar e que aumentará ainda mais. Como tudo isso coincide com o pico de atividade solar, então para eu, a aproximação do planeta Júpiter do sol é quem dita a atividade solar. Acredito que a aproximação periélica de Júpiter e as disposições dos planetas ditam a atividade solar. E o aumento de manchas solares em 2010 parecem mostrar está relação com Júpiter em sua aproximação..

Clique na imagem parte8-1 para ampliar


Lembrando que a onda mais forte de temporais e tornados no sul, sudeste e centro-oeste ocorreu após a primeira chegada da frente fria no final de setembro de 2010 no centro-oeste depois de uma forte estiagem. Frente fria essa que encontrou uma onda de calor fortíssima e completamente atípica mesmo considerando a estiagem para a época. Os primeiros indícios de que uma onda de tornados iria ocorrer foi a enorme quantidade de granizo que caiu em Guarulhos em 21 de setembro de 2010. Um dia após a maior tempestade de granizo da história de Guarulhos, a prefeitura recolheu 40 caminhões de granizo da região. Os primeiros indícios dos tornados estavam escritos com a notícia daquela senhora que teve toda a cozinha cheia de granizos até a altura da mesa, encobrindo o fogão. E a maior tempestade de granizo da história de Guarulhos ocorreu no dia 21 de outubro de 2010, mesmo dia da maior aproximação de 60 anos da terra de Júpiter. No dia 18 de março de 2011, Júpiter estará 76 milhões de quilômetros mais perto do sol por causa da sua maior aproximação periélica em 60 anos.

Acredito que os extremos de calor e frio dos últimos meses está associado às disposições dos planetas que descrevo na previsão agosto de 2010. Dependendo das disposições da lua, e dos planetas, estes podem afetar a terra com eventos climáticos atípicos como por exemplo a aproximação do planeta Vênus da terra em outubro de 2010 que acredito eu, intensificou o poder dos ciclone, furacões e tufões no mundo. Foi impressionantes a quantidade de ciclones com pressões baixíssimas em várias partes do mundo que deixou impressionado muitos cientistas. Alguns ciclones foram chamados de monstros... Ciclones Épicos...( ver Portal de Meteorologia MetSul). E tudo isso aconteceu com a aproximação de Vênus da terra sincronizada com grandes explosões solares.

O Sol não é sólido como a terra, o plasma do sol sensível, está sujeito a qualquer conjunto de forças que somam para interferir em certas áreas desse mesmo sol. E esse conjunto de forças ocorreu quando Vênus se aproximou da terra. A força da gravidade da terra, de Vênus e da lua se juntou e interferiu na superfície do sol, numa pequena área. Acredito nisso, pois muitos dos eventos no sol estão sincronizados com a disposição entre a terra, lua e Vênus e também sincronizado com a aproximação de Júpiter do sol.

Então temos aqui o seguinte cenário:

Disposições significativas do nosso satélite lua e dos planetas, como Júpiter e principalmente o planeta Vênus, podem interferir na terra e ao mesmo tempo numa pequena região do sol liberando enormes fluxos de radiação para terra. Então você tem o aumento de calor em certas regiões da terra. E essa mesma interferência dos planetas no sol, podem interferir na terra como por exemplo deslocando uma massa de ar polar significativa da Antártica para o continente devido a um sitema de forte baixa pressão criada por essa disposição de planetas. Então um deslocamento rápido de massa de ar polar devido a um ciclone forte de baixa pressão criado numa disposição importante de planetas, podem atingir o continente de forma agressiva ao encontrar uma região de altas temperaturas atípicas devido a maior atividade no sol no momento por causa da mesma disposição de planetas. Podemos ter também nesse cenário eventos extremos de calor e frio como a onda de calor destruidora na Argentina no dia 07 de novembro de 2010 seguida de uma nevasca atípica depois da passagem de um ciclone.

No dia 04 de agosto de 2010, Santa Catarina teve a maior nevasca dos últimos 14 anos. E o mais impressionante é que essa maior nevasca em Santa Catarina em 14 anos ocorreu no momento em que a terra sofria uma severa tempestade solar de índices Kp 5 e 6. Essa tempestade solar chegou a terra na tarde do dia 03 de agosto e se prolongou até o dia 04 de agosto de 2010. Essa tempestade geomagnética ocorreu devido a uma ejeção de massa coronal(CME) significativa no dia 01 de agosto de 2010 direcionado a terra conforme imagem Stereo Ahead de 01/08/2010 12:39.





Em 12 e 13 de agosto de 2010 vi uma notícia no portal Metsul que Rio Grande do Sul experimentou condições atmosféricas das mais variadas e extremas nas últimas 24 horas. Chuva forte, granizo, ventos de até 175 km/h( Urubici - Santa Catarina), possível tornado, chuva de fuligem( das queimadas do centro-oeste), ciclone, calor pré-frontal e muito frio. A maré alta invade a praia da Armação em Florianópolis. Houve destelhamento em centenas de casas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. "Em Campinas do Sul, a zona rural foi a mais atingida.. Uma fazenda foi destruída e o vento arrancou árvores de eucalipto. . Em Campinas do Sul, a zona rural foi a mais atingida. Moradores descreveram que o vento tinha a forma de um redemoinho, o que levanta, naturalmente, a suspeita da possibilidade de um TORNADO. Em Tapejara, pelo menos 50 casas foram parcialmente destruídas. A força do vento arrancou telhados e danificou estruturas. As rajadas foram acompanhadas de chuva forte e granizo."

O que impressionou também foi a grande mancha de fuligem que cobriu milhares de carros no dia 12 de agosto de 2010 no Rio Grande do Sul. A chuva ácida. Das queimadas gigantescas e históricas do Paraguai, Bolívia, Matogrosso e Mato grosso do sul.

Em junho, julho e agosto ocorreram eventos significativos do sol direcionados a terra. Enquanto que no dia 03 e 04 de agosto de 2010 a terra estava sendo bombardeada com uma quantidade imensa de plasma vindo do sol devido a um grande evento (CME)que ocorreu no sol no dia 01 de agosto de 2010. As regiões centro-oeste, norte, nordeste do Brasil vivia uma das piores ondas de calor e estiagem da história. Mato Grosso, Pará, Tocantins, Goiás, e outros estados, ocorreram os maiores incêndios florestais da história. O pantanal teve umas das maiores estiagem, seca e onda de calor da história. A vazante( baixa) do Rio Negro na Amazônia chegou a 18,67 metros no dia 17/09/2010, chegando próximo ao recorde de 13,64 em 1963. Já o Rio Solimões teve a maior vazante( baixa ) da história deste que começou a medições em 1982. Para se ter uma idéia o recorde de vazante anterior ocorreu em 2005 quando o rio Solimões atingiu a marca de 2 cm positivos. Mas no dia 07/09/2010, ele chegou a marca negativa, abaixo do zero da régua em 32 cm negativos.No dia 11/10/2010 ouvi a notícia que o Solimões atingiu a marca negativa de 60 cm. Abaixo do zero da régua. Nunca na história do Solimões ocorreu um evento como esse. No dia 24 de outubro de 2010, O rio Negro(Amazônia) bateu o recorde histórico de 1963 (13,64 metros)e chegou a marca histórica de 13,63 metros. A vazante, baixa, nos Rios Negro e Solimões fez com que muitos de seus afluentes secassem de forma nunca vista pelos ribeirinhos. Atingindo milhares de pessoas. Mais de 40 municípios decretaram situação de emergência( o total de municípios que foi decretado emergência deve ser maior).

O Piauí vem sofrendo com uma seca histórica. Todo o nordeste vem sofrendo com uma das piores seca da história. É muito triste ver o processo de desertificação em várias regiões do nordeste. Somente no ceará, (79)Setenta e nove municípios cearenses tiveram situação de emergência decretada pelo Governo do Estado por conta da estiagem que afeta suas áreas. É impressionante o número de municípios em emergência em todo o nordeste. Mais de 150( não sei a quantidade exata, mas deve ser bem maior que 150) municípios decretaram situação de emergência por causa da seca no nordeste. O nordeste Brasileiro vive uma das piores secas da sua história.

As temperaturas no norte, nordeste e centro-oeste do Brasil em pleno inverno chegaram a marca dos 40 graus, em algumas regiões chegou a 42 graus e umidade do ar abaixo dos 10 por cento chegando ao extremo de 5 por cento. Umidade do ar pior do que a do deserto do Saara. A estiagem comum no inverno provoca sempre as queimadas com e sem a interferência humana. Mas essas queimadas foram triplicadas não somente por incêndios acidentais e criminosos. Mas também com as temperaturas atípicas, bem acima da média por causa da onda de calor. Onda de calor essa atípica que ocorreu não somente por causa da estiagem ( falta de chuva ), mas com o agravante das tempestades solares, erupções solares. O Brasil viveu umas das piores ondas de calor e queimadas da história.

Clique na imagem parte8-6 para ampliar

Parque Nacional de Brasília

Notícia: 21 de Julho de 2010
Brasília - O incêndio que devastou 10% do Parque Nacional do Araguaia, no Tocantins, foi controlado no início desta semana. Em menos de um mês, foram queimados no parque 56 mil hectares de floresta, área equivalente a 56 mil campos de futebol. Localizado na região central do estado, o parque tem área de 562 mil hectares. Que é a mais antiga do país e um das mais ricas do ponto de vista científico. O parque fica ao norte da ilha do Bananal, entre os Rios Araguaia e Javaés.

Clique na imagem parte8-11 para ampliar


Em 2009 do começo do ano até o começo de agosto de 2009 foram registrados 24.443 focos de incêndios.Em 2010 do começo do ano até o começo de agosto de 2010 foram registrados 69.366 focos de incêndios.

Somente em um dia entre 12 e 13 de agosto de 2010 foram registrados 15.183 focos de incêndios. Em 24 horas foram registrados 15.183 focos de incêndios. ( ver previsão Agosto de 2010).

Os números cresceram assustadoramente.
Clique na imagem parte8-13 para ampliar


Incêndio Gigantesco em Marcelândia em Mato Grosso destrói quase toda a cidade em 12 08 2010
Clique na imagem parte8-3 para ampliar


A maior tragédia na história de Marcelândia em Mato Grosso devido aos incêndios que se alastraram rapidamente na onda de calor de 12 de agosto de 2010 que queimou quase toda a cidade, teve um ciclone que atravessou o sul interferindo na intensidade dos ventos no centro-oeste varrendo a cidade com fogo. Neste mesmo dia ocorria uma disposição de planetas que relatei na previsão Agosto de 2010, feita um ano antes, em 04 de setembro de 2009.

Chuva Ácida e cinzas vindas do centro-oeste cobriu o Rio Grande do Sul em 12 de agosto de 2010
Clique na imagem parte8-2 para ampliar


Clique na imagem parte8-12 para ampliar


Enquanto isso do outro lado do mundo na Rússia

Notícia: 27 de Julho de 2010

A Rússia central vive a onda de calor mais intensa das últimas décadas. Moscou, a capital, registrou 37,2º C nesta segunda-feira (26), a temperatura mais alta em 130 anos de medições oficiais no país. O recorde anterior foi estabelecido em julho de 1920, quando os termômetros marcaram 36,8º C. Os valores surpreendem a população acostumada a verões amenos, com temperaturas variando entre 18º C e 22º C. De acordo com o Centro Panrusso de Exposições (VVTs), as temperaturas superaram os 35 graus só em outros seis anos em um dia do verão. O ano de 2010 é diferente de todos os outros, pois a temperatura já passou dos 35 graus cinco vezes neste mês de julho. O Serviço de Meteorologia local prevê mais calor para esta semana com temperatura de até 39ºC.

Em Agosto de 2010, meteorologistas da Rússia disseram que eventos como esse ocorrem somente a cada 1000 nos.

Aproximadamente 50 pessoas morreram queimadas. Milhares morreram indiretamente por causa do calor. Centenas de casas foram queimadas. A geleira da Sibéria foi quase toda derretida em Julho e agosto de 2010. Quando o gelo derreteu, áreas de terras nunca observadas apareceram por causa da onda de calor.

Clique na imagem parte8-14 para ampliar


A bravura dos nossos irmãos nordestinos

Clique na imagem parte8-10 para ampliar


Seca no Pantanal agosto de 2010
Clique na imagem parte8-4 para ampliar


Seca Na Amazônia setembro de 2010
Clique na imagem parte8-5 para ampliar


No dia 07 de agosto de 2010 na região 1093 (N10E30) do sol, ocorreu um grande eventos flare solar de classe M1/2f. Nesse mesmo dia 07 de agosto de 2010, a China viveu uns dos piores desastres naturais da sua história. Um grande volume de chuva provou um grande deslizamento, que sepultou uma área habitada de 5 quilômetros de extensão com 500 metros de largura. Uma enxurrada de lama com a altura de um prédio de três(3) andares, arrastou prédios, casas, carros pessoas e tudo o que encontrou pela frente. Mais de 1500 pessoas morreu somente neste dia 07 de agosto de 2010. Digo somente nesse dia porque as inundações épicas na china, as piores da história, levaram a vida de mais de 3500 pessoas entre o dia 02 de junho de 2010 e o dia do grande deslizamento em 07 de agosto de 2010.

Clique na imagem parte8-7 para ampliar


No final de julho de 2010. O Paquistão sofreu as piores inundações da sua história. Mais de 1500 pessoas morreram. Depois de um mês do ocorrido, no final de agosto de 2010 as águas ainda não haviam baixado... Depois de um mês do ocorrido, 8 milhões de pessoas ainda precisavam de ajuda, passavam fome e o governo pedia ajuda desesperada ao mundo... Depois de um mês do ocorrido... Inundações épicas também ocorreram na Índia com centenas e centenas de mortes...Enfim toda aquela região da Ásia sofreu em junho,julho e agosto de 2010 com eventos gigantescos da natureza.

Clique na imagem parte8-8 para ampliar


No outro lado do mundo, a América do Norte, Europa ( principalmente Rússia, Espanha e Portugal) vivia a pior onda de calor e queimadas da história. Em julho e agosto de 2010 a Rússia teve temperaturas próximas dos 40 graus, derretendo parte da geleira da Sibéria. Centenas de pessoas morreram diretamente por causa dos gigantescos incêndios e milhares de pessoas morreram indiretamente por causa da onda de calor... Milhares de casas foram queimadas. Foi a pior onda de calor dos últimos 130 anos ou 160 anos. Mas alguns meteorologistas da Rússia compararam a ocorrência desses eventos com aqueles em que ocorrem a cada 1000 anos.

Uma análise recente da Noaa (National Oceanic and Atmospheric Administration) em 19 de setembro de 2010 mostrou através da imagem abaixo que, globalmente, os meses de junho a agosto 2010 foram o segundo mais quente da história a partir de 1998. Olhando para as temperaturas de agosto, 2010 foi o terceiro mais quente já registrado deste 1880. O nordeste dos Estados Unidos experimentou o verão mais quente já registrado no mês de agosto de 2010. Na imagem abaixo mostra a Rússia com um profundo vermelho. Isto é, o país que mais sofreu com a onda de calor. Veja que o Brasil também participou da onda de calor global. Isso explica os eventos extremos aqui em julho, agosto, setembro, outubro. Causando um prejuízo histórico para a agricultura. A mesma NOAA já havia noticiado que janeiro, fevereiro,março e abril de 2010 foram uns dos mais quentes da história. Então com essa notícia recente, 2010 passa a estar entre os mais quentes da história.

Clique na imagem parte8-9 para ampliar


Esses relatos são importantes pois mostram fenômenos severos atípicos. E a tentativa em compreendê-los, podemos estar mais preparados para os próximos eventos. Pois se houve uma onda de calor atípica com temperaturas extremas, essa onda de calor pareceu estar relacionada a erupções solares que começou numa disposição importantes de astros observada numa previsão no ano passado conforme os escritos neste blog. O que estou fazendo aqui é o que as tribos faziam a milhares de anos, compartilhando o conhecimento para as gerações seguintes, resgatando a comunhão e o respeito para com a natureza.

O que não podemos esquecer é que o Brasil viveu uma das piores ondas de calor e queimadas da história. Existe ainda um luto em andamento no Brasil. Pois perdemos quase florestas inteiras com as queimadas. Foram tantas perdas no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul , Goiás, Tocantins , Distrito Federal, Pará e outros estados, que não conseguimos imaginar ainda a quantidade de animais e árvores que morreram nesses incêndios. E os animais que morreram na pior seca da história do Pantanal mato-grossense? Os peixes que morreram nos rios secos afluentes dos Solimões? Centenas de Cavalos queimados, gados, se avistaram aos montes torrados a beiras das estradas queimadas.Centenas de fazendas foram queimadas. Cidades inteiras como Marcelândia em 12 de agosto de 2010.

Mato Grosso foi devastado pelos incêndios. A parte escura na imagem abaixo mostra regiões que foram queimadas. Perceba as casas envolvidas pelas cinzas. Com alguns fogos queimando o que restava.

Clique na imagem parte8-15 para ampliar


Em nenhum momento estou desconsiderando as outras variáveis que também interferem no clima da terra como por exemplo a ação do homem ou o La-nina ou El nino. E nem estou desconsiderando a força que vem do centro da terra, o magma incandescente que faz as placas tectônicas se moverem. O que estou propondo é que a combinação da força de gravidade dos três astros, lua, terra e Vênus, pode em alguns casos antecipar e liberar essa tensão criada pelos movimentos das placas tectônicas. Da mesma forma que a maré mais alta ocorre somente na lua nova e cheia por causa de uma disposição em forma de alinhamento entre a lua, terra e o sol, A aproximação de Vênus combinada com a força de gravidade da terra e da lua pode interferir na crosta terrestre ou no magma incandescente criando mais tensão nas placas tectônicas e ou mais erupções vulcânicas. E se combinada com a maior aproximação de Júpiter da terra em 60 anos no dia 21 de setembro de 2010, então os meses de agosto, setembro e outubro e novembro de 2010 trarão grandes eventos da natureza, pois essa disposição acredito eu vai interferir no próprio sol e lançar grandes ejeções de massa coronal contra a terra. E como Júpiter terá sua maior aproximação periélica em relação ao sol em 18 de março de 2011. O sol ficará agressivo por mais 1 ou 2 anos. Pois Júpiter só se afastará ao máximo do sol no seu afélio somente daqui a 6 anos. A atividade solar começara a aumentar a partir de janeiro de 2010. Então acredito que de todos os planetas, Júpiter é quem mais dita o pico de atividade solar. Mas dependendo das disposições dos planetas com Júpiter podem aumentar em muito a atividade solar num período de tempo. Vênus é o planeta que mais causa desastres na terra e que, se combinado com outras disposições podem causar grandes eventos da natureza.

As civilizações antigas passavam as próximas gerações os eventos significativos que ocorreram na natureza para que estas se preparassem. É por isso que no passado as grandes civilizações observaram o planeta Vênus e outras disposições de planetas, pois eles perceberam nessa disposições dos planetas, uma relação com os grandes terremotos, erupções vulcânicas e eventos climáticos extremos.

Clique na imagem parte8-16 para ampliar

.....................................................................
2010 09 19

Just How Hot Was This Summer?
Recent analysis by NOAA's National Climatic Data Center has shown that, globally, the summer months of June-August 2010 were the 2nd warmest on record after 1998. So far, this year is also tied with 1998 as the warmest year-to-date global temperature average. Looking at August temperatures alone, 2010 was the third warmest on record. Global temperature records go back to 1880.
Shown in this imagery is the global land and ocean surface temperature anomalies for August 2010. The imagery uses red and blue colors to indicate areas that were warmer or cooler than the average temperature from 1971-2000. Several notable features are visible in this imagery. The Northeast U.S. experienced the warmest summer on record, and this signature can still be seen in the August data. The La Niña, which is strengthening in the Central Pacific, can be seen as a cool area extending across the basin. Persistent high pressure caused extreme heat, drought, and massive wildfires around Moscow, Russia. This area can be seen as one of the deepest red regions on the planet.

Referral: NOAA News Story: August 2010 Temperatures
Copyright: National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA)
Keywords: climate, anomaly, temperature, NCDC, ERSST

SITES PARA ACOMPANHAR A ATIVIDADE SOLAR, OS CICLONES E OS TERREMOTOS

Nos sites abaixo você obtém informações sobre os eventos que ocorrem no sol como manchas solares, flares solares, ejeções de massa coronal, tempestades solares e tudo o que você precisa saber para ficar bem informado sobre atividade solar. E também sites de satélites para obter imagens de ciclones no Brasil e no mundo. Sites para descobrir onde e quando estão ocorrendo os terremotos.

http://www.solarcycle24.com/
No site do Solarcycle24 você encontrará informações e imagens em tempo real do que está acontecendo no sol. Flares Solares, número da mancha solares, atividade geomagnética, tempestades solares e muito mais. Muitas vezes as páginas da nasa ficam congestionadas aqui no Brasil quando ocorre um grande evento, então nesse site SolarCycle24, você pode obter informações rapidamente sobre o que está acontecendo com o sol. Um site ótimo por conter informações dos principais sites de atividade solar.

http://sdowww.lmsal.com/
Site da Nasa com imagens de ótima qualidade do disco solar visível sol onde ocorrem os eventos de frente para a terra. Imagens do disco solar visível Quando ocorre um grande evento no sol, algumas vezes não é possível acessar essa página aqui do Brasil por causa do grande número de acessos.

http://sohowww.nascom.nasa.gov/data/realtime-images.html

Aqui você encontra imagens do sol dos eventos que ocorrem de frente para a terra. Imagens do disco solar visível para a terra. Quando ocorre um grande evento no sol, algumas vezes não é possível acessar essa página aqui do Brasil por causa do grande número de acessos.

http://stereo-ssc.nascom.nasa.gov/browse/2010/05/08/
Aqui encontra imagens da esquerda e direita do sol em relação a você na terra. As imagens Behind e Ahead. Lembre-se de colocar a data do dia na caixa de texto. Quando ocorre um grande evento no sol, algumas vezes não é possível acessar essa página aqui do Brasil por causa do grande número de acessos.

ftp://ftp.swpc.noaa.gov/pub/
Perceba que não é um link de páginas Web e sim um link de transferência de aquivos.Tudo o que acontece no sol está nesse ftp da NOAA. Você encontrará as últimas informações dos eventos que ocorreram no sol a partir das 21 horas UTC, a partir das 18:00 no horário de Brasília (ou a partir das 19:00 horas se considerar o horário de verão no Brasil). Mesmo ocorrendo um grande evento, esse ftp sempre está disponível.

Você vai encontrar no ftp da NOAA as seguintes informações úteis de Atividade Solar, atividade geomagnética, tempestade solares, manchas solares e muito mais.

ftp://ftp.swpc.noaa.gov/pub/latest/DSD.txt
Aqui você vai encontrar os dados solares diários. Esse link é muito útil, pois você tem informações rapidamente das explosões solares(flare solar) que ocorreram no mês e suas classificações como Classe C, M, X

ftp://ftp.swpc.noaa.gov/pub/latest/RSGA.txt
Contém as últimas informações sobre as manchas solares, flares solares, CME( ejeção de massa coronal, filamentos eruptivos, atividade solar e geofísica. É o ftp mais importante da NOAA se você quiser estar bem informado.

ftp://ftp.swpc.noaa.gov/pub/warehouse/2010/RSGA/
Se você perdeu algum relatório RSGA, não se preocupe entre neste ftp e você encontrará todos os relatórios do ano.

ftp://ftp.swpc.noaa.gov/pub/latest/SRS.txt
Você encontrará o número da mancha solar(1121), e a região do sol onde a mancha se encontra (S20W01)

ftp://ftp.swpc.noaa.gov/pub/warehouse/2010/SRS/
Se você perdeu algum relatório SRS, não se preocupe entre neste ftp e você encontrará todos os relatórios do ano.

ftp://ftp.swpc.noaa.gov/pub/plots/xray/
Muito útil esse ftp( gráfico Xray) pois mostra graficamente em tempo real a classificação da intensidade da tempestade solar, de um flare solar como Classe C, M, X.

ftp://ftp.swpc.noaa.gov/pub/plots/kp/
Muito útil este ftp pois se ocorrer um evento mostrado no Xray acima direcionado a terra, depois de um(1) a três(3) você vai ver através do Kp a tempestade geomagnética(terra). Índice igual e acima de 4Kp são geralmente tempestades solares ocorridas entre 1 e 3 dias atrás mostrada no gráfico Xray acima. Mas algumas vezes você vai se surpreender porque de repente o KP subiu muito sem ter ocorrido um flare solar entre 1 a 3 dias atrás. Isto se deve ao fato que pode no nada ser lançado em direção a terra uma grande quantidade plasma referente a um filamento eruptivo.

http://www.solarmonitor.org/
Nesse site você obtém imagens de boa qualidade do disco solar visível e suas manchas numeradas.

http://solarscience.msfc.nasa.gov/greenwch.shtml
Nesse site da nasa você vai encontrar as médias mensais de manchas solares de qualquer ano.

Muitas vezes você vai perceber uma relação com certas disposições dos astros e a tempestade solar e também uma relação com os eventos climáticos extremos como ciclones, furacões, tufões, tempestades, tornados, temporal, vendaval, ventos severos, ventania e todo o tipo de nomes usados para descrever um evento atípico. Vai perceber também a relação com erupções vulcânicas significativa e terremoto significativos.

Para obter informações rapidamente você pode usar o melhor portal de busca e pesquisa do mundo.O Google. Além do http://www.google.com.br/ que você já está acostumado, você também pode usar o News gooogle, http://news.google.com.br/. Uma ótima ferramenta para pesquisar as últimas notícias no Brasil e no mundo. Basta selecionar o país na caixa lado e fazer a pesquisa no próprio país. Você pode usar também o tradutor on-line do google, muito útil para pesquisar informações em outro país. http://translate.google.com.br/. Neste tradutor você pode traduzir em qualquer língua o texto que você encontrou.

Para obter a imagens de satélites dos ciclones no Atlântico que na verdade vem aumentando consideravelmente, você pode visitar o portal do Inpe

http://satelite.cptec.inpe.br/acervo/goes_anteriores.jsp
Aqui você tem acesso direto ao banco de dados de imagens de satélites da América do Sul ou em regiões como sul, sudeste, sul, centro-oeste, nordeste e norte. Você pode consultar a data de um evento climático. É interessante lembrar que os horários das imagens de satélite estão no horário UTC então você vai precisar subtrair 3 horas do horário UTC para obter o horário de Brasília. Por exemplo: Se você viu na imagem de satélite um grande ciclone no oceano Atlântico e o horário UTC é 23 horas, então subtraia 3 horas. Então o horário do ciclone naquele momento é 20 horas. Se for horário de verão então o ciclone passou às 21 horas, pois no horário de verão é preciso acrescentar uma hora. Ou quando for horário de verão subtraia 2 horas do UTC em vez de 3.

http://www.apolo11.com/
O mais interessante é obter uma animação das imagens de satélite. Visite o portal do Apolo11 e procure o link satélites. Veja que tem imagens de Satélites animadas da região da terra que envolve as Américas e também somente a América do Sul. Na Apolo11 não esqueça de visitar o painelglobal muito interessante para saber onde estão os ciclones no mundo,as erupções vulcânicas e os últimos terremotos.

http://www.metsul.com/blog/
O portal Metsul é um dos poucos que tratam com muita seriedade a questão dos ciclones e os eventos significativos no cone sul. É muito importante que você tenha o hábito de visitar esse portal, pois o que ocorre no pacífico, Argentina e Uruguai certamente mais cedo ou mais tarde afetará a região sul e sudeste. Então saber se um ciclone de forte baixa pressão vem se aproximando é se prevenir contra os vários eventos severos que podem ocorrer. Uma dica é você passear sobre os links dos meses anteriores, você ficará surpreso com a quantidade de eventos da natureza que ocorrem no Brasil e no mundo. Por exemplo: visite o mês de agosto de 2010.

http://www.intelliweather.com/
Aqui está mais um site interessante de imagens de satélite. Você pode obter imagens de todo o planeta e inclusive anima-las. É muito importante visita esse site para saber o que está ocorrendo no mundo.

http://www.ssd.noaa.gov/
Não deixe de visitar também o site da NOAA com mais imagens de satélites

http://earthquake.usgs.gov/
Para saber sobre a ocorrência de Terremotos no mundo visite o portal americano USGS. É um portal completo, rápido na divulgação de quando e onde ocorreu um terremoto. Nesse portal eu consulto os terremotos com magnitude maiores que 7.0 graus, pois muitas vezes essa magnitude está relacionada com uma disposição importantes de planetas. Como por exemplo: A aproximação do planeta vênus da terra sempre trás terremotos significativos perto da sua aproximação.

http://www.obsis.unb.br/
Observatório sismológico da UnB. Nesse site você vai encontrar os terremotos que ocorrem no Brasil.

http://www.nasa.gov/multimedia/videogallery/index.html?media_id=16939864
Site da nasa para você obter informações sobre os eventos do espaço, planetas, sol e lua. E os últimos vídeos publicados pela nasa.

http://www.imcce.fr/langues/en/
Aqui você obtém informações sobre o perigeu da lua.

No oceano atlântico próximo ao litoral sul e sudeste se formam muitos ciclones que vão para mar adentro. Muitos se formam lá no pacífico, atravessam o continente sul levando destruição na Argentina, Uruguai, Paraguai, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e ganham força no oceano Atlântico. No cone sul vem aumentado significativamente a ocorrência de ciclones. Os últimos eventos desse mês e outras dezenas e dezenas de eventos durante o ano foram devastadores. Os ciclones muitos vezes empurram as massas de ar polar com tanta força que ao atingir o continente ocorrem tornados. Se numa imagem de satélite se observa um grande sistema de baixíssima pressão no oceano pacífico é bem provável que trará destruição no sul. A probabilidade dessa destruição poderia ser divulgada entre 3 e 5 dias antes de ocorrer se os ciclones fossem mais divulgados nos primeiros indícios da sua formação.

O Brasil não nomeia os ciclones e nem discute os muitos ciclones significativos. Eu gostaria muito que pelos menos os ciclones significativos fossem nomeados. Muitos tornados que ocorrem no Brasil também não são discutidos e na maioria das vezes passam como vendavais, ventania, ventos e tempestades. Não temos um raio X dos tornados e nem dos ciclones que ocorrem no Brasil pelo menos ao alcance da população para consultas. Esse raio X é muito importante para que as pessoas possam comungar com a natureza e entender o que ela vem dizendo. É por isso que publiquei nesse blog " A Onda de Tornados e Granizos no Brasil " como uma tentativa de resgatar o interesse em se criar um raio X dos eventos significativos no Brasil.

São paulo, 20 de novembro de 2010 19:19 horas
Claudio Porfirio Cavalcante