quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

NIETZSCHE E O ENCONTRO MARCADO

ASSIM FALOU ZARATUSTRA
NIETZSCHE

Super-homem (ser humano consciente)

Certa manhã, levantou-se ele com a aurora, foi para diante do sol e assim lhe falou:
“Que seria a tua felicidade, ó grande astro, se não tivesses aqueles que iluminas!”

“Eu vos ensino ser humano consciente. O homem é algo que deve ser superado. Que fizestes para superá-lo ?”.

E CONTINUOU ZARATUSTRA...

Amo os que não sabem viver senão no ocaso, porque estão a caminho do outro lado.

Amo aquele que vive para adquirir o conhecimento e quer o conhecimento para que, algum dia, ser humano consciente viva. E quer, assim, o seu próprio ocaso.

Amo aquele que não guarda para si um só gota de espírito, mas quer ser totalmente o espírito da sua virtude: assim transpõe, como espírito, a ponte.

Amo aquele cuja alma é tão transbordante, que se esquece de si mesmo e que todas a coisas estão nele: assim todas a coisas tornam-se o seu ocaso.

Amo aquele cujo espírito e coração são livres...

Amo todos aqueles que são como pesadas gotas caindo, uma a uma, da negra nuvem que paira sobre os homens: prenunciam a chegada do raio e perecem como prenunciadores. Vede, eu sou um prenunciador do raio e uma pesada gota da nuvem; mas esse raio chama-se ser humano consciente.

E ZARATUSTRA ASSIM FALOU AO POVO:

“Eu vos digo: é preciso ter ainda caos dentro de si, para poder dar à luz uma estrela dançante. Eu vos digo: há ainda caos dentro de vós.”

“Ai de nós! Aproxima-se o tempo em que o homem não dará à luz nenhuma estrela. Ai de nós! Aproxima-se o tempo do mais desprezível dos homens, que nem sequer saberá desprezar-se a si mesmo.”

“ Já é tempo de o homem estabelecer a sua meta. Já é tempo de o homem plantar a semente da sua mais alta esperança. Seu solo ainda é bastante rico para isso. Mas, algum dia, esse solo estará pobre e esgotado, e nenhum árvore poderá mais crescer nele.”
........................................................................................................................................................................

O Encontro Marcado

Fernando Sabino
Carta de Hélio Pellegrino

"O homem, quando jovem, é só apesar de suas múltiplas experiências. Ele pretende, nessa época, conformar a realidade com suas mãos, servindo-se dela, pois acredita que, ganhando o mundo, conseguirá ganhar-se a si próprio.

Acontece, entretanto, que nascemos para o encontro com o outro, e não o seu domínio. Econtrá-lo é perdê-lo, é contemplá-lo na sua libérrima existência, é respeitá-lo e amá-lo na sua total e gratuita inutilidade.

O começo da sabedoria consiste em perceber que temos e teremos as mãos vazias, na medida em que tenhamos ganho ou pretendamos ganhar o mundo. Neste momento, a solidão nos atravessa como um dardo. É meio-dia em nossa vida, e a face do outro nos contempla como um enigma. Feliz daquele que, ao meio-dia, se percebe em plena treva, pobre e nu. Este é o preço do encontro, do possível encontro com o outro. A construção de tal possibilidade passa a ser, desde então, o trabalho do homem que merece o seu nome."


.................................................................................................................................................................

18 de março de 2008

Escritor Arthur C. Clarke morre aos 90 anos

Quando um respeitado, mas idoso cientista diz que algo é possível, ele está, quase certamente, correto.

Quando ele diz que algo é impossível, ele está, muito provavelmente, errado.

A única maneira de descobrir os limites do possível é se aventurar um pouco além deles e penetrar o impossível...

Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível de magia

....................................................................................................................................................................

Contato - Carl Sagan

“ O Universo fora construído com um sentido, dizia o círculo. Seja em que galáxia estiveres, toma a circunferência de um círculo, divide-a por seu diâmetro, mede com todo cuidado e descobre um milagre – outro círculo, traçado a quilômetros da vírgula decimal. Haveria, mais adiante, mensagens ainda mais ricas. Não importa a tua aparência, a matéria de que és feito ou de onde vieste. Deste que vivas neste universo, mais cedo ou mais tarde o encontrarás. Já está aqui. Está dentro de tudo. Não precisas deixar teu planeta para encontrá-lo. Na trama do espaço, como na natureza da matéria, e ainda numa grande obra de arte, lá está ela, em letras pequenas, a assinatura do artista. Sobrepondo-se aos homens, aos deuses e aos demônios, englobando Zeladores e Construtores de Túneis, há uma inteligência que antecede o universo.”

..............................................................................................................................................................