quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

A Lua e os Terremotos

São Paulo, 23 de abril de 2008

Olá Amiga ! Tudo Bem!
Obrigado pela pergunta. Na verdade acho também que muitas pessoas têm a mesma dúvida. Desculpe por não responder antes, mas minha dislexia associada com o estresse me faz às vezes parar de escrever....


( Amiga)
“Oi Cláudio! Obrigada pelas informações.
Pergunta : - vc faz uma correlação entre a posição da lua e sua influência sobre a terra. Mas já houve milhares de vezes q a lua se posicionou como agora e ñ aconteceu nenhum abalo sísmico, como os de agora. Então, qual a causa dessa influência tão marcante da posição, ou fase , da lua como atualmente?
Desculpe a pergunta mas gostaria de entender o "porquê" de tantas modificações na terra...
Um grande abraço e, saiba que me sinto honrada com sua amizade!”

(Amiga)
“Mas já houve milhares de vezes q a lua se posicionou como agora e ñ aconteceu nenhum abalo sísmico”

(Cláudio Porfírio Cavalcante)
Na verdade os abalos sísmicos relevantes sempre ocorreram em outros países e às vezes aqui também. Digo isto porque a lua, acho eu, sempre influenciou a crosta terrestre, liberando as tensões das placas tectônicas. Então a variável tensão nas placas tectônicas está presente neste momento no Brasil, embora sempre esteve presente em outros países. Mas você quer saber o porquê somente agora os terremotos de magnitudes relevantes resolveram aparecer no Brasil(embora ocorreu no passado) e qual a relação desses terremotos com a lua ou a posição dos planetas e sol.

Como você já deve saber o Brasil está no meio das placa sul-americana, portanto é por isso que os terremotos acima de 7.0 não ocorreram até agora, pois a freqüência dessa magnitude ocorre geralmente nas bordas das placas por causa do encontro dessas(convergentes). Isto é, as placas que se encontram causando tensão nas mesmas. Mas isso não significa que nunca vai ocorrer um terremoto acima de 7.0 aqui no Brasil. Um dia pode ocorrer. Essa magnitude nunca foi registrada. Então a única coisa que podemos considerar é que a probabilidade de ocorrer um terremoto com essa magnitude é bem menor, mas o Brasil , vem recebendo tensão da placa de Nazca . Então não podemos dizer que nunca vai ocorrer um terremoto de magnitude 7.0 aqui no Brasil. O Brasil está vivendo um momento de abalos relevantes.

Mas o que você quer saber é a relação dos terremotos com a lua. Se existe uma relação, o porquê essa relação nem sempre é respeitada, isto é, freqüente.

A pergunta que faço é:

Quando duas placas tectônicas são convergentes, se encontram causando enorme tensão. A força de gravidade da lua pode antecipar a liberação da tensão das placas tectônicas ?


Se existe tensão nas placas, a lua pode antecipar essa tensão ?

Existe uma influência da lua sobre a crosta terrestre ?
Considerando que não existisse a lua. O terremotos ocorreriam com a mesma freqüência ? Os terremotos ocorreriam na mesma data ? No mesmo tempo ?

Se a lua, em alguns casos pode liberar a tensão das placas. Existe alguma forma de fazer alguma previsão mesmo que parcial. Quebrando a declaração da ciência que os terremotos de grandes magnitudes são totalmente imprevisíveis ?

Há muito tempo , quando criança, minha professora desenhou um olho, parecido com aquele da Rede Bandeirantes de Televisão. Mas não era um olho, era o efeito da lua sobre as marés. Ela explicava que o motivo das marés subirem e descerem era por causa da lua.
Meus olhos brilharam como se um choque elétrico fosse dado em mim. Não demorou muito para eu associar os terremotos com a lua...

Quando me era ensinado o porquê dos terremotos... Sempre os considerava como argumentos válidos, mas sabia que a lua poderia ser uma variável que não estava sendo considerada naquele momento... Mas minha dislexia não me permitia fazer a pergunta correta. Eu pensava corretamente, mas não conseguia me expressar corretamente. Então eu preferia ficar calado... Pois as palavras não saiam da forma como eu pensava...

Tive que remover montanhas para enganar a dislexia e ter pelo menos o mínimo de expressão. Mas esse mínimo de expressão que é considerado normal para vocês me causa um enorme esforço mental. Isso explica o porque sou uma pessoa muito introspectiva. Então tudo que escrevo e falo é sobre a essência, sobre a raiz daquilo que quero falar. Evito falar sobre o óbvio, aquilo que tudo mundo já sabe.... Então isso às vezes me causa um certo constrangimento... Pois até um profissional de ciência achou que eu não sabia nada sobre terremotos porque eu estava falando sobre a lua e não no encontro das placas que causam os terremotos... Como ele não me ouviu e teve um pré-julgamento sobre mim, deixou de perceber que tinha alguém ali que estava falando algo além do óbvio, aquilo que todo mundo já sabe... Tinha alguém ali que queria partilhar uma informação.... Tinha alguém ali que queria falar sobre uma possível variável que não estava sendo considerada nos terremotos.

“ A força de gravidade da lua, do sol e dos planetas “.


Veja uma explicação válida sobre terremotos:


(Fonte desconhecida:)

“Os terremotos são tremores – que podem durar segundos ou minutos – causados pelo movimento das placas tectônicas que formam a crosta terrestre sobre o magma incandescente do interior do planeta. Essas placas se movimentam lenta e continuamente sobre uma camada de rocha parcialmente derretida, ocasionando um contínuo processo de pressão e deformação nas grandes massas de rocha.”

(Cláudio Porfírio Cavalcante)
A declaração acima é um argumento válido, mas não está considerando a variável “força de gravidade da lua, do sol e dos planetas.”


Como há muito tempo não encontrei nenhum profissional que me ajudasse na questão abaixo, resolvi procurar por um padrão que me indicasse que a lua pode em alguns casos liberar a tensão das placas tectônicas.

Questão:

“Quando duas placas tectônicas são convergentes, se encontram causando enorme tensão. A força de gravidade da lua pode em alguns casos antecipar a liberação da tensão das placas tectônicas “?



Para mim sempre foi tão óbvio a interferência da lua sobre a crosta terrestre que não levaria muito tempo para eu encontrar um padrão que me mostrasse isso.

O melhor momento para se pesquisar a interferência da lua sobre as placas tectônicas é quando há uma certa freqüência de terremotos relevantes. Pois essa freqüência de terremotos indica que há muita tensão nas placas.

Então existe mais uma variável “ Tensão nas placas tectônicas “

Isso, acho eu que responde parcialmente a pergunta da Minha Amiga, o porque neste exato momento os terremotos estão ocorrendo com mais freqüência. Acho eu que os terremotos de grandes magnitudes que ocorreram em 2007 no encontro das placas nazca e sul-americana( Peru 8.0) acumulou mais tensão sobre o Brasil com a tensão que já existia naquele momento. Acho eu que a placa de nazca pressionou a placa sul-americana onde está o Brasil transferindo tensão para a mesma, causando assim os terremotos neste tempo aqui no Brasil.

Só que minha amiga quer saber qual o papel da lua neste exato momento em que há mais tensão nas placas tectônicas.

Há muito tempo encontrei um princípio que foi a base que me fez considerar a lua, o sol e os planetas como variáveis que devem ser consideradas nas explicações de como os terremotos acontecem.


O princípio é simples:

O porque as marés são mais intensas na lua cheia e lua nova ? A pororoca no Amazonas acontece somente na lua cheia e nova. Porque ?

Existe uma explicação técnica sobre vetores que explica isso. Mas uma explicação simples é que, quando o sol, a terra e a lua estão alinhados na lua cheia ou lua nova, a força de gravidade do sol e da lua se junta e produz uma influência maior sobre a terra, nas marés, sobre as placas tectônicas. Na lua nova ou cheia, O sol, a terra e a lua estão próximos de um alinhamento( conjunção ou oposição - A astronomia não gosta da palavra alinhamento). Então essa disposição próxima de um alinhamento do sol, terra e lua faz com que as marés fiquem mais intensas. ( Ou alinhamento no caso de uma eclipse)

Se a força de gravidade do Sol e da lua se junta para produz uma influência maior sobre a terra na lua cheia e nova, então é bem provável que se houver muita tensão nas placas tectônicas, a probabilidade da lua cheia ou nova liberar essas tensões é bem maior que as fases minguante e crescente. Com isso não quero dizer que não ocorrerá terremotos nas fases crescente e minguante. Só quero dizer que há uma probabilidade de ocorrerem terremotos de grandes magnitudes nas fases nova e cheia por causa da força de gravidade mais intensa nessas fases.

Então como acredito que há uma probabilidade maior dos terremotos de grandes magnitudes ocorrerem nas fases nova e cheia. Então basta procurar por padrões que mostre isso. Foi o que aconteceu, em 2007 e 2008 encontrei vários padrões que me mostraram isso. Principalmente o ciclo de 8 anos de Vênus no mês de agosto de 2007.

Mas porque estou falando de Vênus ?

Se o princípio sol, terra, lua quando estão numa disposição alinhadas ou quase alinhadas produz uma influência maior sobre a terra na lua cheia e nova, Então porque não pensar que quando o princípio Sol , Vênus, lua e terra estiverem quase alinhados também poderiam causar terremotos relevantes. Para confirmar esse princípio eu liguei para uma Universidade e para uma rede de televisão e minha família dizendo que um terremoto de grande magnitude poderia ocorrer próximo ao dia 16/08/2007 por causa desse princípio e também por causa do ciclo de 8 anos de Vênus no mês de agosto. Pois em 1991, 1999 e 2007 com a aproximação de Vênus num ciclo de 8 anos no mês de agosto ocorreram terremotos de grandes magnitudes. Esse padrão um dia pode ser quebrado por causa da variável “ Tensão nas placas tectônicas”. Vênus se aproxima da terra a cada dois anos, um ano, e oito anos no mês de agosto. Então terremotos relevantes podem ocorrer com aproximação de Vênus fora do ciclo de 8 anos em agosto.

Então terremotos que ocorreram fora do ciclo de 8 anos no mês de agosto não justifica que o ciclo é uma coincidência. Pois se fosse totalmente uma coincidência eu não teria encontrado outros padrões...

E também pelo simples fato de ter previsto os terremotos de maiores magnitudes de
2007 com base no “quando”, mesmo não sabendo “onde” mostra que quebrei o dito científico que diz que os terremotos são totalmente imprevisíveis...

Esses padrões sempre ocorreram e sempre ocorrerão. A variáveis tensão nas placas tectônicas e outras vaiáveis conhecidas pela astronomia e geofísica(Os movimentos das placas Tectônicas – Atividade solar ) ocultam esses padrões. Mas as vezes essas variáveis não são tão evidentes. Isto é, em alguns casos os dados estatísticos ficam menos embaralhados. Chamo isto de “ Janela de Previsão”. É aquela janela que corresponde a um período de tempo em que a previsão é mais eficiente. Em julho,agosto e setembro de 2007 foi o mês em que ocorreu uma janela de previsão. Foi o mês que eu tinha certeza que terremotos de grandes magnitudes ocorreriam. Todos os outros meses são tentativas de encontrar novos padrões, portanto com muitos erros. Mas considerando julho de 2007 a abril de 2008. Os padrões que encontrei foram além das expectativas. Pra mim é tão claro como a paisagem de uma fotografia....

Obrigado amiga por suas dúvidas

seu amigo,

Claudio Porfirio Cavalcante
.....................................................................................................................................................................