sábado, 3 de maio de 2008

Previsão - 04/06/2008

Clique na imagem para ver a previsão
04/06/2008. Em junho no dia 04, mercúrio terá aproximação com a lua nova. Eventos da natureza podem ocorrer. Será que é um evento sincronístico ? Por causa dos eventos que ocorreram no dia 04/05/2008 em maio .... Homem das Estrelas.

Clique na imagem para ampliar


.......................................................................................................................................................................

Sul da China prevê as piores inundações em 50 anos

Pouco mais de um mês depois do terremoto de Sichuan, que deixou ao menos 69 mil mortos, o sul do país prevê suas piores enchentes em 50 anos. O número de mortes chegou a 57 e 1,27 milhão de pessoas estão desabrigadas por conta das chuvas que atingem o país desde a semana passada.

O aumento nos nível dos rios obriga a preparar retiradas maciças, informou hoje a agência de notícias Xinhua. Outras 17,8 milhões de pessoas foram atingidas.


O perigo de inundações piora devido à posição da Lua, cuja influência será maior na próxima quarta-feira(lua cheia), o que representa uma ameaça para os diques fluviais do seu delta, segundo especialistas citados pela agência chinesa.

Chuvas e tempestades atingiram as Províncias de Zhejiang, Anhui, Jiangxi, Hubei, Hunan, Guangdong, Guizhou and Yunnan e a região autônoma de Guangxi Zhuang desde 6 de junho, segundo o ministério.

.....................................................................................................................................................................
20/06/2008 - Lua Cheia

Número de mortos por inundações na Índia sobe para 50

As inundações causadas pelas chuvas de monção causaram a morte de ao menos 50 pessoas na Índia. Outras três milhões foram afetadas nos últimos dez dias.

......................................................................................................................................................................

Sexta, 13 de junho de 2008

Terremoto no Japão deixa pelo 10 mortos, 12 desaparecidos e pelo menos 242 feridos
( Magnitude 7.0 graus)

Tóquio, Pelo menos 10 pessoas morreram e outras 242 ficaram feridas em um terremoto de 7,2 graus de magnitude na escala aberta de Richter que atingiu hoje uma vasta região no nordeste do Japão, segundo informou a Polícia japonesa.
O terremoto ocorreu às 8h43 no horário local (20h43 de Brasília), com seu epicentro a 8 quilômetros de profundidade, e foi sentido com intensidade em áreas das províncias de Iwate e Miyagi, na ilha japonesa de Honshu.


.......................................................................................................................................................................
Quinta, 12 de junho de 2008

Autoridades americanas prometem reconstruir locais atingidos por tornados


Washington, 12 jun (EFE).- O secretário de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Michael Chertoff, qualificou hoje de "terrível tragédia" a morte de quatro escoteiros vítimas de um tornado em Iowa, e prometeu trabalhar "lado a lado" com as autoridades locais para reconstruir as comunidades afetadas.
Chertoff viajou hoje a Little Sioux, no de Iowa, para avaliar em primeira mão os danos causados pelas recentes inundações e tornados na zona oeste do estado.

O titular do Departamento de Segurança Nacional se reuniu com o governador de Iowa, Chet Culver, que descreveu a tragédia como um "golpe terrível".

Nos últimos dias, o estado de Iowa se viu atingido por intensas chuvas e inundações que obrigaram Culver a declarar situação de emergência em 54 dos 99 condados da região.

O tornado atingiu com tal força e velocidade o acampamento dos escoteiros que as crianças tiveram poucos minutos para sair do lugar. As quatro vítimas fatais tinham entre 13 e 14 anos e eram de Omaha, em Nebraska, e de Eagle Grove, em Iowa.

No acampamento havia 93 crianças de entre 13 e 18 anos além de 25 pessoas que tomavam conta delas no momento em que o tornado atingiu o local.

O tornado fazia parte de uma cadeia de tempestades que arrasou o leste dos estados de Kansas, Nebraska, Iowa e Minnesota, segundo as autoridades locais.

Em coletiva de imprensa, Chertoff afirmou que o Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA e a Guarda Nacional trabalham continuamente para evitar mais desastres por causa das inundações, e afirmou que o presidente George W. Bush recebe freqüentemente informação sobre a situação nos estados atingidos.

"Estamos preparados para responder" aos desastres naturais, afirmou o principal responsável de Segurança Nacional dos EUA.

"Quem me dera pudéssemos dizer que o temporal terminará, mas as informações meteorológicas indicam o contrário", disse Chertoff, lembrando que atualmente é temporada de tornados nos EUA.

Paralelamente à tragédia ocorrida no acampamento dos escoteiros, as autoridades de Des Moines evacuam os cidadãos na área de Birdland preocupados com aumento no nível de um rio.

No nordeste do Kansas, tornados causaram ontem à noite a morte de duas pessoas, além de danos em vários edifícios da universidade do estado e em várias casas da região.
........................................................................................................................................................................

Terça, 10 de junho de 2008


Pelo menos dez pessoas morrem nos EUA por inundações
as chuvas mais fortes dos últimos 15 anos


ESTADÃO
WASHINGTON - Pelo menos dez pessoas morreram nas últimas horas por conta das fortes chuvas que afetaram o região central dos Estados Unidos no último final de semana e provocaram inundações e numerosos danos materiais. Os Estados de Indiana, Wisconsin, Michigan, Connecticut, Iowa e Nebraska foram os mais atingidos pelas tempestades que levaram nesta terça-feira, 10, o Exército a participar dos trabalhos de limpeza e prevenção.

Pelo menos 200 membros da Guarda Nacional começaram a construir diques de contenção com sacos de areia para bloquear a cheia do rio White, a 160 quilômetros ao sudoeste de Indianápolis.

No sábado, as inundações deixaram pelo menos 30 mil casas sem eletricidade em Indiana. Em Wisconsin, as águas arrastaram três casas e inundou algumas vilas. Diante desta situação, o governador do Estado, Jim Doyle, solicitou ao governo ajuda de emergência para 29 condados e o presidente George W. Bush declarou área de desastre em outras 29 cidades de Indiana.

Segundo o governador de Iowa, Chet Culver, quase um terço dos 99 condados do Estado precisam de ajuda federal. Em Oklahoma, 5 mil casas ficaram sem energia elétrica.

........................................................................................................................................................................

Domingo, 08 de junho de 2008

Terremoto de 6.5 fere mais de 125 e mata 2


Jornal O Povo
Duas pessoas morreram e mais de 125 ficaram feridas após um forte tremor de 6,5 graus na escala Richter atingir ontem o Peloponeso, sul da Grécia. Um homem de 65 anos foi soterrado pelo telhado de sua casa, na aldeia de Kato Achaya, no departamento de Achaya, no noroeste do Peloponeso, área mais atingida pelo tremor - que foi sentido até em Atenas. Na mesma aldeia, uma mulher octogenária faleceu de uma parada cardíaca em razão do terremoto.

Os serviços de saúde e de emergência dos departamentos de Achaia, em Elide, e da ilha de Leucade, no mar Jônico, informaram que pelo menos 125 pessoas ficaram feridas. A maioria sofreu fraturas. O tremor ocorreu a 205 km de Atenas às 15h25 locais (9h30 de Brasília), conforme o Instituto Geodinâmico do Observatório de Atenas. Foram registradas cenas de pânico em cidades e aldeias da região. (das agências)
Compartilhe esta Notícia
..........................................................................................................................................................................

Domingo, 08 de junho de 2008

Emparn registra segunda maior chuva dos últimos 10 anos

Tribuna do Norte
A chuva que caiu forte durante todo o domingo (08) em Natal foi a segunda maior já registrada em um dia na capital potiguar desde 1998. Segundo dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), no dia de ontem a chuva foi de 242.4 milímetros.

O metereologista Gilmar Bristot explicou que o tempo chuvoso decorre de uma instabilidade na Zona Intertropical, aliado às chamadas perturbações do leste - sistemas que atuam no litoral - que também geram instabilidade. Outro motivo apontado por Bristot foram as águas quentes do Ocenano Atlântico, que deixam o clima instável.

Ainda de acordo com números da Emparn, no período de janeiro até o mês de junho já caíram 1.399.7 milímetros de água em Natal. A média anual da capital potiguar é de 1.554.3 milímetros. Os números de junho (261.1mm) já superam em 88.2 mm sua média mensal (261.1 mm).

A maior chuva registrada na cidade aconteceu em 30 de junho de 1998, quando choveu 253.2 milímetros.
........................................................................................................................................................................
Vulcão na Indonésia entra em erupção

sexta, 06 de junho de 2008


JACARTA (AFP) — O Monte Soputan, um vulcão da ilha indonésia de Sulawesi, entrou em erupção hoje, desprendendo espessa coluna de fumaça, informou o departamento de vulcanologia.

Nuvens piroclásticas foram observadas em até 4 km do território com a expulsão de cinzas a até 2 km de altura, explicou à AFP o especialista Agus Budianto.

A cidade mais próxima fica a oito quilômetros a oeste.

Soputan, um dos vulcões mais ativos de Sulawesi, entrou em erupção a última vez em 2004.
....................................................................................................................................................................
Quinta, 05 de junho de 2008

Ondas de até três metros destruíram casas

Ondas de até três metros destruíram casas de um condomínio de luxo no litoral sul de Sergipe, durante a madrugada desta quinta-feira, 5. Quatro casas desabaram na Praia do Saco, uma delas foi totalmente engolida pelo mar. Outras residências estão ameaçadas. As ondas também levaram coqueiros e postes. Pela manhã, moradores e funcionários tentaram salvar o que restou

.....................................................................................................................................................................
Quarta, 04 de junho de 2008

Terremoto de 6,1 graus sacode a Indonésia

JACARTA (AFP) — A ilha indonésia de Flores foi sacudida nesta quarta-feira por um terremoto de 6,1 graus que não provocou vítimas ou danos, segundo as primeiras informações.

O terremoto submarino aconteceu na madrugada desta quarta-feira e teve seu epicentro 194 km ao noroeste da cidade de Endes, segundo o Instituto Americano de Geofísica (USGS).

.......................................................................................................................................................................
Sexta, 06 de junho de 2008

Terremoto de Magnitude 6.0 na Indonésia

Friday, June 06, 2008 at 13:42:49 UTC
Friday, June 06, 2008 at 10:42:49 PM at epicenter

Location 7.439°S, 127.937°E
Depth 122.1 km (75.9 miles)
Region KEPULAUAN BARAT DAYA, INDONESIA

.........................................................................................................................................................................

Sábado, 31 de maio de 2008

Inundações deixam 64 mortos na China

PEQUIM (AFP) — As inundações provocadas nos últimos dias pelas chuvas torrenciais deixaram 64 mortos na China, em particular em cinco províncias, onde as enxurradas destruíram pontes e casas e inundaram os campos, indicou neste sábado a imprensa oficial.

Somente na província de Guizhu (sudoeste) morreram 43 pessoas, indicou a agência Nova China.

Mais de 130.000 pessoas foram afetadas pelas chuvas e inundações. Cerca de 5.000 casas, assim como duas pontes, foram destruídas nessa província, que também teve uma estrada cortada, informou a agência.

As outras 21 pessoas morreram em outras quatro províncias.

Na de Jianxi (leste), mais de 16.000 casas foram atingidas, e na de Sichuan as autoridades alertaram para o transbordamento dos lagos formados pelos deslizamentos de terra provocados pelo terremoto de 12 de maio.

O terremoto deixou 68.858 mortos e 18.618 desaparecidos, de acordo com o último registro oficial.

....................................................................................................................................................................
Domingo, 01 de junho de 2008

Forte terremoto atinge Taiwan e Filipinas


TAIWAN - Um forte terremoto atingiu um canal que separa Taiwan e as Filipinas neste domingo, mas não há registros de danos ou feridos, anunciaram fontes oficiais.

A central de clima de Taiwan disse que o tremor atingiu magnitude de 6,8 graus na escala Richter às 9h57 (horário local). O terremoto não foi sentido com intensidade em cidades.

.....................................................................................................................................................................
DIÁRIO DE NATAL

Chuva segue fazendo mais vítimas em Natal


Ana Amaral/DN


Luis Gomes dos Santos, 49 anos, chora ao ver que perdeu tudo que tinha no pequeno barraco no loteamento José Sarney

“Eu não peço esmola a ninguém e agora tenho que ficar pedindo a um e a outro’’, conta Luis Gomes dos Santos, 49, sem conter as lágrimas. Com o resto de seus pertences ainda debaixo da água, Luis Gomes e família, que já passaram por 8 cheias, estão acomodados temporariamente em um casa emprestada. Luis Carlos é catador de lixo e morava com sua esposa e dois filhos, de 11 e 12 anos, na rua Votuporanga. Essa é a mesma rua da lagoa de captação do loteamento José Sarney. Com a chuva de domingo, o local ficou alagado e deixou 21 famílias desabrigadas.

Tentando colaborar com o catador, um vizinho colocou um ‘‘bico de luz’’ na casa, porque ela não tinha energia. A alimentação da família também está por conta das pessoas dispostas a ajudar. O que conseguiram resgatar foi uma tv, uma geladeira e o instrumento de trabalho do pai: a carroça. Enquanto ele contava sua história, uma outra família da rua Votuporanga, que também perdeu sua casa, se sensibilizou e doou alimentos para o homem.

Mesmo ajudando, a família de Sônia Maria de Medeiros, 53, não está em condições de fazer doações. Eles também perderam seus pertences na chuva que encheu uma lagoa que chegava a altura da cintura dos moradores. São oito filhos e Sônia Maria vivendo de uma aposentadoria de R$ 415. A mãe de família tem insuficiência respiratória, não tem o pulmão esquerdo e parte do direito, por isso não poderia passar por preocupações.

Dona Sônia contou que eles estavam jantando quando a água começou a entrar e interrompeu a refeição. Não adiantou as barreiras de areia que a família tinha colocado nas portas. A água entrou na casa pelo ralo do banheiro.

As famílias de Luis Gomes e Sônia Maria não receberam nenhum colchão dos que foram enviados pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), na tarde de ontem, mesmo estando cadastrados para isso. Os moradores reclamaram que pessoas que não tiveram perdas com as chuvas foram beneficiadas. Estas se cadastraram irregularmente e chegaram primeiro para receber o auxílio. De maneira que aquelas em caso de urgência agora terão que esperar a próxima remersa.

Outro problema é que, segundo os moradores, são 6 bombas na lagoa de captação que não dão conta de toda a água. Isso porque, como eles explicam, a água de toda a Zona Norte é escoada para aquela lagoa para poder ser drenada para outro lugar. Por isso, a comunidade se pergunta por quê a prefeitura fez primeiro o serviço no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, ao invés de investir no loteamento José Sarney, já que a demanda do serviço é maior naquela localidade.

A Rua dos Lírios, Rua do Riacho e rua José di Paula Gomes, que ficam próximas à lagoa de captação, também ficaram cheias e trouxeram prejuízos aos residentes.

KARINE BRITO E
GIDÁLIA SANTANA
DA EQUIPE DO DIÁRIO DE NATAL
........................................................................................................................................................................