terça-feira, 12 de agosto de 2008

Paz

Sábado , 11 de outubro de 2008

Terremoto deixa pelo menos 13 mortos na Chechênia e no Cáucaso

MOSCOU (AFP) — Um forte terremoto abalou neste sábado a república russa da Chechênia e a região do Cáucaso, deixando pelo menos 13 mortos e afetando as comunicações nesta zona, informaram fontes oficiais e a imprensa russas.

As vítimas foram encontradas no leste da república da Chechênia. Um informe anterior falava de 12 mortos, entre eles três crianças.

Igualmente, 105 pessoas foram hospitalizadas, algumas delas em estado grave.


...............................................................................................................................................................

Dois meses antes...

...............................................................................................................................................................


Clique na imagem para ampliar



..................................................................................................................................................................

12-08-2008

Sarkozy: Rússia e Geórgia aceitam plano de paz


TBILISI (AFP) — Os governos da Rússia e Geórgia aceitaram um plano promovido pela França, com o objetivo de restaurar a paz na região, anunciou de Tbilisi o presidente francês, Nicolas Sarkozy, nesta quarta-feira (horário local).

"Há um texto aceito por Moscou e pela Geórgia", declarou Sarkozy, em entrevista coletiva ao lado do presidente georgiano, Mikhail Saakashvili.

"Tenho a concordância de todos os protagonistas", ressaltou Sarkozy.

"Esse texto servirá de base para a preparação de um documento jurídico, em forma de resolução, que será apresentado ao Conselho de Segurança da ONU".

Na conferência, Saakashvili frisou que seu governo não permitirá que a integridade territorial da Geórgia seja posta em dúvida por nenhum acordo de paz.

"Nossa integridade territorial e o pertencimento da Ossétia do Sul e da Abkházia à Geórgia nunca poderão ser questionados", afirmou Saakashvili, ao lado de Sarkozy.

O presidente georgiano insistiu em que a perspectiva de discussões posteriores sobre o estatuto de Abkházia e Ossétia do Sul, prevista no documento de seis pontos de Sarkozy, foi anulada.

"Não queremos deixar nenhuma dúvida sobre a integridade territorial e a quem pertence Ossétia do Sul e Abkházia. A Geórgia nunca será posta em dúvida por qualquer tipo de processo internacional".

O sexto ponto do plano previa a abertura de discussões internacionais sobre o status futuro e as modalidades de segurança durável, na Abkházia e na Ossétia do Sul.

Segundo Sarkozy, "a modificação foi aceita pelo presidente (russo) Medvedev".

De acordo com o texto aprovado, as partes russa e georgiana devem se comprometer a não "recorrer à força", a "cessar as hostilidades de maneira definitiva" e a garantir um "acesso livre à ajuda humanitária".

Além disso, as forças georgianas devem retornar para "seu lugar habitual de acantonamento", enquanto o Exército russo deve se retirar "até as linhas anteriores à deflagração das hostilidades", declarou Sarkozy.

Sarkozy, que deixou claro que a União Européia (UE), cuja presidência rotativa é exercida pela França, está "disponível" para participar de uma força de paz na Geórgia, também considerou que há "um compromisso russo de garantir" a soberania da Geórgia, um ponto que "não é objeto de qualquer ambigüidade".

O presidente russo declarou que "o caminho está livre para uma normalização, por etapas, da situação na Ossétia do Sul", considerando que, a partir de agora, "tudo depende de Tbilisi", para onde o chefe de Estado francês viajou, nesta terça, para continuar sua mediação.

A Ossétia do Sul e a Abkházia, outra região separatista pró-russa da Geórgia, proclamaram sua independência depois da queda da União Soviética, em 1991. No entanto, essa independência não foi reconhecida pela comunidade internacional
............................................................................................................................................................